Unidade escolar promove passeata para propor reflexões e combate ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes

Tocantins

31.05.2023

Para promover uma cultura de respeito, empatia e solidariedade, em busca de caminho para uma sociedade mais justa e inclusiva, protegendo os direitos das crianças e adolescentes, a Escola Estadual Dr. Joaquim Pereira da Costa, da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Gurupi, realizou, no dia 23, uma passeata pelas avenidas de Gurupi. A ação foi uma alusão à importância do dia 18 de maio, que tem por objetivo combater o abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, bem como o enfrentamento do problema do bullying no ambiente escolar. 

Durante a passeata, os alunos participantes carregaram cartazes e balões com mensagens impactantes, houve a participação da fanfarra , trazendo animação e inspiração para o momento. As músicas e apresentações chamaram atenção, amplificando a mensagem do evento e despertando interesse da comunidade.

De acordo com a gestora, Antônia Euzelia, em sala de aula foi trabalhada a conscientização dos alunos sobre esses assuntos sensíveis, promovendo a reflexão, o diálogo e a adoção de atitudes positivas. A ação foi idealizada pela equipe Multiprofissional da Unidade Escolar, com o apoio da Gestão e Coordenação Pedagógica.  “Os estudantes foram orientados sobre a importância de identificar e denunciar casos de bullying, acolhendo colegas que sofrem com essa prática. Estratégias foram apresentadas para promover um ambiente escolar saudável, baseado na valorização da diversidade e no respeito mútuo”.

“Combater o abuso e a exploração sexual, assim como o bullying, é fundamental para garantir um ambiente seguro e saudável para os estudantes. A conscientização, denúncia e suporte às vítimas são cruciais nessa luta”, reforçou Antônia Euzelia.

Lenna Borges/Governo do Tocantins