Piaui
27.03.2023Com 38 anos de trabalho para proporcionar uma educação de qualidade para crianças e adolescentes, alcançando destaque nas aprovações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos resultados de avaliações externas e propiciando êxito de ex-alunos na vida profissional ao longo dos anos, a Unidade Escolar Senador Dirceu Arcoverde, localizada no município de Batalha, a 160 quilômetros de distância de Teresina, realizou neste sábado (25) atividades em alusão à comemoração do aniversário da instituição.
O momento foi marcado por depoimentos de alguns servidores da época da fundação da escola, que refletiram sobre como a escola contribuiu e continua contribuindo com os jovens em Batalha. Na ocasião, foi feita também a entrega de certificados de menção honrosa aos alunos destaques nas aprovações de Enem no ano de 2022, dentre outras atividades.
Orgulhosa por toda a história que o espaço educacional carrega, a gestora da instituição, Elaine Cândida, comemora. “Agradeço a oportunidade de fazer parte desse momento de 38 anos de UEDA, no meu terceiro ano de gestão, por acreditarem e confiarem no meu trabalho, de compartilhar os saberes e de reafirmação do nosso compromisso de oferecer uma educação efetiva, para o melhor aprendizado e formação do caráter de nossos alunos. Todas essas conquistas só são possíveis graças a todo o apoio que recebemos da Seduc, junto à 2ª Gerência Regional de Educação (Gre), que tem como representante a professora Perpétua Barbosa, a supervisora de Ensino de Batalha, prof. Francisca Teresa Santos, e a toda equipe escolar presente e colaborativa que estão sempre em busca de fazer o melhor para nossos educandos”, declara.
Surgindo do anseio da comunidade local em ter uma escola que oferecesse um ensino gratuito e de qualidade, a Unidade Escolar Dirceu Arcoverde (UEDA) foi fundada no dia 22 de março do ano de 1985, iniciando seus trabalhos com funcionamento regular nos turnos matutino, vespertino e noturno.
De 1985 até a presente data, a escola passou por várias reformas estruturais, de currículo e pedagógicas. A escola, atualmente, possui 06 salas de aula, 01 sala de AEE (Atendimento Educacional Especializado), 01 cantina, sala dos professores, secretaria, pátio coberto, quadra poliesportiva e banheiros masculino e feminino. Além disso, hoje a UEDA administra e gerencia 03 polos de Ensino Médio Regular na zona rural de Batalha: os anexos Caraíbas, Imbiribas e Vitória de Baixo, ofertando ensino Fundamental e Ensino Médio a 607 alunos.
Um dos maiores avanços da Unidade Escolar Dirceu Arcoverde foi a criação do Conselho Escolar (1997), seguido do Projeto Político Pedagógico (PPP). que propõe que a comunidade escolar participe ativamente da Gestão Escolar, consolidando a democracia na escola com vistas na qualidade de ensino.
Francisco Cauã Feitosa estuda desde o ano de 2019 na escola. Atualmente cursando a 2ª série do Ensino Médio, ele revela a importância da unidade escolar para sua vida. “A importância dessa escola é muito grande na minha vida, pois ela está me dando o direito de estudar e aprender coisa que meus pais não tiveram, mas eu estou tendo esta oportunidade, assim como vários alunos. A única coisa que não pode ser tirada de um aluno é aprendizagem porque ninguém consegue roubar. A Unidade Escolar Dirceu Arcoverde é uma escola maravilhosa, com ótimos profissionais que sabem cumprir com seus papéis e que fazem isso com amor a aprendizagem. Os 38 anos da UEDA trazem uma reflexão de quantos professores, diretores, coordenadores e alunos que já passaram por ali, e nos mostra que é um grande esforço pra chegar até onde a escola chegou e aonde ainda ela vai chegar porque a UEDA é uma escola que acolhe, que nos proporciona valores que transformam. Sou aluno do Dirceu Arcoverde desde 2019 com muito orgulho em dizer que faço parte da UEDA”, disse.
Em seu ano decisivo para alcançar aprovação para o Ensino Superior, a estudante Mayrilane Cristyne de Carvalho está na 3ª série do Ensino Médio. Sonhando alcançar o curso de psicologia ela destaca o valor da UEDA para sua vida. “Estudo desde o meu 6º ano do Ensino Fundamental aqui. A escola foi um dos marcos mais importantes e significativos da minha vida, tanto em aprendizado como em crescimento profissional e mental”, enfatiza.
Ex-Estudante da instituição e atualmente professora, Rosimeire Fortes, que presenciou grande parte da história da escola, comemora o quanto a unidade escolar foi essencial para a transformação de milhares de pessoas “Fui estudante dessa instituição e hoje me sinto privilegiada de ter a oportunidade de trabalhar aqui também. Estou nessa escola desde o dia 6 de dezembro de 1991. O surgimento da mesma foi um marco na vida escolar de nossos alunos, diria, portanto, o futuro, a oportunidade e o direito a educação. É notório que a importância dessa escola ao longo de seu trajeto, representa hoje para a classe estudantil uma escala que vem gradativamente buscando melhoria, cujo objetivo primordial é oferecer a todos uma educação de qualidade. A escola já evoluiu bastante na estrutura física, foi ampliada para melhor atender a demanda, com professores atuantes em suas respectivas áreas de conhecimento”, afirma.
Maria de Lourdes Nazário foi professora de História no espaço educacional no período de 1984 a 2010 e foi convidada para a cerimônia de comemoração. “Fiquei muito feliz pelo convite de participar do evento de 38 anos de existência da UEDA, onde passaram inúmeros alunos que hoje são profissionais de alto gabarito, tudo isso é um grande avanço para essa escola. Quero parabenizar a UEDA , fui professora durante 1984 até 2010, ministrei aulas de História do 5° ao 8° ano do Ensino Fundamental. Foi um período de grande importância na minha vida profissional”, completa.