Unidade escolar desenvolve ação sobre educação financeira para estudantes com deficiência

Tocantins

29.06.2023

A Escola Estadual Vila Guaracy, de Gurupi, realizou na terça-feira, 27, uma ação sobre educação financeira, um dos temas transversais presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com o nome, “Mercadinho Vila Guaracy: trabalhando a inclusão na prática”, para estudantes com deficiência. A ação foi idealizada pela professora da Sala de Recursos Multifuncionais, Claudia Correia, com o apoio da diretora Maria Aparecida Ramalho dos Passos e demais profissionais da equipe escolar. 

No mercadinho foram disponibilizadas mercadorias diversas, como: frutas, verduras, materiais escolares, papelaria, panificação, produtos de limpeza e higiene.  O objetivo foi desenvolver ações sobre educação financeira para os estudantes com deficiência, por meio do empreendedorismo, do conceito de compra e venda e de noção de valores. 

A educação financeira é voltada à conscientização sobre a importância do planejamento, para que o aluno cidadão possa desenvolver uma relação equilibrada com o dinheiro e tomar decisões acertadas sobre finanças e consumo. 

A professora Claudia Correia relatou que "foi uma honra desenvolver um projeto que preencheu tantas necessidades, de forma tão efetiva. Elevamos o nível da participação dos alunos, trabalhamos conceitos da Educação Empreendedora, as crianças desenvolveram conhecimento financeiro, capacidade de análise e autonomia, e ainda suprimos necessidades sociais. A Educação Financeira veio para ficar como mais um tema a ser trabalhado na escola. E eu sigo focada em planejar novos projetos que trabalhem aspectos importantes para a educação integral dos alunos”, conclui.

O estudante da sala de recursos, Sinomar Francisco, afirmou que ''participar dessa atividade foi muito bom, a gente pôde fazer compras e usar o dinheiro. E assim nós vamos aprendendo coisas do dia a dia, como fazer uma compra no supermercado, termos mais autonomia e independência, além de aprendermos matemática brincando".

 

Lenna Borges/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Ruth Soares Borges/Governo do Tocantins