Unidade escolar de Miracema do Tocantins promove ação com foco na alimentação saudável e na prática de exercícios físicos

Tocantins

23.03.2023

A Escola Estadual Onesina Bandeira, de Miracema do Tocantins, iniciou nesta quinta-feira, 23, a Semana da Alimentação Escolar, com várias atividades, palestras, pesquisas, roda de conversa e seminários para as turmas do 6º ao 9º ano da unidade escolar para orientar os estudantes sobre a importância da alimentação saudável e uma rotina de exercícios físicos. O consumo de alimentos nutritivos aumenta a capacidade de concentração e raciocínio e melhora o desempenho escolar.

O tema será abordado durante toda a semana em todas as turmas, e a culminância será na segunda-feira, 27, encerrando com seminários apresentados pela turma do Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). 

A iniciativa é da coordenadora de área de Ciências da Natureza, em parceria com a equipe da alimentação escolar e nutricionista da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Miracema, e teve início com apresentação de palestra sobre a alimentação saudável e seus benefícios, pela nutricionista Nathalia Souza Silva.

Segundo a coordenadora de áreas das Ciências da Natureza da escola, Sirlei Vodonis, além de ressaltar sobre os benefícios será reforçado a importância da alimentação para o rendimento escolar. “Além de dicas para obter uma alimentação mais saudável, assim como a redução dos alimentos ultraprocessados, mais consumo de água e a importância de atividades físicas para a saúde e o bem-estar”.

A aluna Marielly Ferreira Costa, 9º ano, disse que a palestra foi muito interessante, pois entendeu que as pessoas precisam ter uma alimentação saudável e regular. “Ter um prato colorido, com vários tipos de verduras e legumes variados. Depois da refeição, comer frutas e durante o dia beber bastante água”.

Já para a estudante Emily Vitória de Carneiro, também do 9º ano, a lição aprendida após a palestra é que “não importa a quantidade, o que importa é a qualidade do prato do seu alimento”.

Revisão Textual: Ruthy Soares Borges

Lenna Borges/Governo do Tocantins