Unidade escolar de Gurupi realiza gincana como culminância de projeto integrador de matemática

Tocantins

19.06.2023

A Escola Estadual Dr. Joaquim Pereira da Costa, de Gurupi, realizou na quinta-feira, 16, uma gincana marcando a culminância do projeto integrador de Matemática. Entre as provas, os alunos realizaram um desfile de moda, onde cada equipe, com nomes de matemáticos famosos deveria confeccionar uma roupa com formas geométricas. 

A ornamentação temática com tangram, sólidos geométricos e origamis deram um charme especial à culminância do projeto. Houve ainda competição de cubo mágico, torre de hanói e cinema. A Escola Estadual Dr. Joaquim Pereira da Costa buscou, nos jogos, uma forma de potencializar a apreensão dos conceitos matemáticos, acreditando que os jogos podem auxiliar nessa aprendizagem. 

De acordo com o coordenador de área de matemática da Escola, professor Luciano Iegi, na gincana foram trabalhados os temas utilizados durante o semestre letivo. Os alunos puderam fazer a aplicação dos conceitos matemáticos do dia a dia e os conceitos de matemática aplicada na prática. "Na primeira parte da gincana foram desenvolvidas competições matemáticas voltadas a parte cultural, como desfile de modas, paródia matemática e cinema. A segunda parte foi dedicada aos jogos matemáticos: montagem do cubo mágico, torre de Ranoi, jogo do uno, dama e xadrez", explicou. 

O aluno Iwry Souza de Araújo disse que ajudou na preparação e seleção dos participantes do projeto. “A organização da gincana teve a participação dos alunos e funcionários da unidade escolar, o que fez com que as atividades ao ar livre fossem mais divertidas. Cada grupo fez um tipo diferente de coisa, alguns fizeram origamis, outros, formas geométricas e outros pintaram quadros. Acredito que as atividades mais divertidas funcionam melhor para o aprendizado dos alunos, facilitam na memorização, coordenação cognitiva e ajuda os alunos a compreender melhor o trabalho em equipe”.

Projeto Integrador

Este projeto integrador elabora uma proposta pedagógica com a preocupação de estimular e criar um envolvimento em torno de atividades que desafiem o aluno a pensar e a criar soluções para os problemas matemáticos.

Através dos jogos a criança aprende a se relacionar consigo mesma e com o mundo. O uso planejado de jogos em atividades pedagógicas tem o poder de encantar e favorecer o entendimento das propriedades matemáticas envolvidas. O planejamento da atividade serve à estruturação e o desenvolvimento do pensamento do aluno, e na conduta diante dos desafios que um jogo impõe se trabalha a formação básica da sua cidadania. 

Revisão Textual: Ruth Soares Borges/Governo do Tocantins

Lenna Borges/Governo do Tocantins