Tocantins
19.11.2024O Colégio Estadual Cândido Figueira, de Figueirópolis, pertencente à Superintendência Regional de Educação de Gurupi, desenvolveu ações voltadas para o Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro, com o tema Da África ao Brasil, colocamos Zumbi dos Palmares e Dandara para sambar.
As atividades, realizadas entre os dias 11 e 19 de novembro, buscaram conscientizar os estudantes sobre a importância da cultura negra, bem como a valorização dessa cultura na sociedade atual.
O principal responsável pelas atividades foi o professor de História, Jonathan Damasceno, que destacou. “O evento foi muito produtivo, os estudantes demonstram interesse em participar das atividades voltadas para o tema, numa demonstração de como foi formada a nação brasileira”, afirmou.
Uma miscigenação de culturas de povos como europeus, povos indígenas e negros. Lembrando que os negros foram os povos escravizados. Dentre as atividades destacaram trabalhos manuais como pintura em telhas e confecção de bonecas africanas.
A semana foi a culminância de um trabalho interdisciplinar desenvolvido durante todo o ano letivo, com ações de combate ao preconceito e ao racismo, principalmente o racismo estrutural.
O estudante Luan Lemos, do 6º ano do ensino fundamental, falou sobre seu envolvimento no trabalho. “Eu participei do evento lendo um poema sobre os povos indígenas e achei as apresentações muito bonitas. O desfile, as danças, a capoeira e o teatro mudo contando a História dos europeus e indígenas. Tudo trouxe um grande aprendizado”, destacou.
Átila Henrique Albuquerque de Moura, do 6º ano do ensino fundamental, pontuou que aprendeu sobre a formação da nação brasileira. “Aprendemos um pouco sobre como foi formada a nossa nação, e eu, particularmente, gostei do teatro mudo, em que o narrador contou a História, e os alunos encenaram”, concluiu.
Abrão de Sousa/Governo do Tocantins