Unidade Escolar de Axixá promove ação do Projeto Estrondo Eco Cultural

Tocantins

20.06.2023

Na última sexta-feira, 16, o Colégio Marechal Ribas Junior, de Axixá do Tocantins, promoveu o Projeto Estrondo Eco Cultural. A ação envolveu cerca de 40 alunos das três séries do Ensino Médio e professores da área de linguagens e ciências da natureza. Esta iniciativa está sendo executada desde 2021.

Os estudantes fixaram placas nas árvores ao longo do percurso da subida com mensagem de incentivo e preservação do ambiente. Além disso, foram recolhidos resíduos sólidos deixados no local pelos visitantes. Os registros fotográficos e imagens vão ser úteis para elaboração de um site feito pelos alunos da terceira série do ensino médio, para a divulgação da beleza da Serra e incentivo à visitação.

O objetivo principal é incentivar o protagonismo juvenil com foco na preservação ambiental e ecoturismo da região do Axixá, especificamente na Serra do Estrondo. Para o coordenador da área de linguagens, professor Rodrigo Coelho, “o foco principal é a divulgação e preservação da Serra, tendo em vista que é muito visitada e de beleza extraordinária. Os estudantes e os moradores da cidade precisam incentivar a visitação ao local, despertando a conscientização para preservação ambiental”.

Segundo o estudante da segunda série do Ensino Médio, Franciney dos Santos Almeida Junior, “a proposta da escola para o passeio ecológico foi ainda de limpar e fixar placas com mensagem de conscientização aos visitantes. Foi minha primeira visita a serra e uma nova descoberta por causa da beleza do local. Achei muito boa a ação da escola nesse projeto”.

O diretor da unidade escolar, Paulo Henrique Santana da Silva, afirmou que “a Educação Ambiental ocorre através de processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à qualidade de vida e sua sustentabilidade. Ela é componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal”.

Revisão Textual: Ruth Soares Borges/Governo do Tocantins

Lenna Borges/Governo do Tocantins