Tocantins
05.06.2024O Colégio Estadual Welder Maria de Abreu Sales, de Araguaína, promoveu na última semana a atividade pedagógica “Jogos Olímpicos e Paralímpicos: história, valores e função social do esporte”. A ação teve como objetivo apresentar a trajetória histórica dos jogos, desde suas raízes até a atualidade, enfatizando valores essenciais para a formação integral do estudante, como amizade, respeito e igualdade, além de fomentar a inclusão social, estimular a prática de atividades físicas e impulsionar a educação e a cultura.
O evento contou com apresentações dos professores de Educação Física e de História, palestras e exposições de maquetes elaboradas por estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, que apresentaram esportes olímpicos e paralímpicos, enriquecendo a experiência educativa com artefatos visuais que ilustraram os temas abordados.
Durante a ação, a comunidade escolar também pode prestigiar a participação de um grupo composto exclusivamente por estudantes do sexo feminino, sobre a história e a luta das primeiras mulheres nos Jogos Olímpicos. Foram abordados temas como sexismo, machismo e preconceito, gerando discussões sobre a igualdade de gênero no esporte.
O professor de Educação Física, Rodrigo Weyll Ferreira, revela que foi gratificante ver o engajamento dos estudantes no projeto. “Foi uma oportunidade de a comunidade escolar testemunhar as múltiplas facetas que a Educação Física pode explorar, proporcionando aos estudantes aprendizado por meio da troca de conhecimentos entre eles, autonomia no desenvolvimento de suas maquetes e apresentações orais, e protagonismo na elaboração e exposição de seus trabalhos aos colegas e professores”.
Ainda sobre o evento, o professor ressaltou a importância do protagonismo feminino no esporte, evidenciado durante a ação pelas estudantes do colégio. “Por meio da construção de maquetes, apresentações de trabalhos e conscientização sobre a diversidade esportiva, os estudantes buscaram quebrar estereótipos, combatendo o machismo e afirmando o direito das mulheres de participarem plenamente das aulas de educação física”.
Para a professora de História e coordenadora de área de Ciências Humanas, Anúbia Rodrigues Sobrinho, foi uma experiência enriquecedora. “É gratificante perceber o quanto a história dialoga, se entrelaça e ajuda a entender a trajetória e significados dos jogos olímpicos. Senti o quanto a educação e o esporte têm caráter transformador numa sociedade, sendo a médio ou longo prazo, sempre haverá a possibilidade da colheita dos frutos”, destacou.
A estudante Kamila de Paula Martins Freitas explica que a palestra proporcionou uma visão abrangente sobre a história, os valores e os legados dos Jogos Olímpicos, destacando não apenas a importância do evento no cenário esportivo, mas também seu impacto cultural e social. “Ao longo da apresentação pudemos compreender melhor que os Jogos transcendem a competição esportiva, pois promovem a união entre os povos, o respeito e a busca pela vitória”.
Segundo a estudante Maria Eduarda Silva Costa, a parte que mais chamou atenção foi descobrir sobre a história da mulher no esporte e o protagonismo feminino. “Gostei muito de toda a programação, a palestra, as maquetes, as exposições, pude aprender mais sobre a importância dos Jogos Olímpicos e também sobre a luta das mulheres para poder participar de um evento, que antes era dominado pelos homens”.
Gabriela Rossi/Governo do Tocantins
Edição: Alcione Luz/Governo do Tocantins