Unidade escolar de Almas usa intervalo das aulas para promover atividades pedagógicas de integração

Tocantins

12.03.2024

No Colégio Estadual Dr. Abner Araújo Pacini, de Almas, o intervalo das aulas vai muito além de uma pausa nas atividades acadêmicas. A unidade escolar tem aproveitado o momento de integração para promover atividades com foco no desenvolvimento social e emocional dos estudantes de forma lúdica e educativa. 

Durante o intervalo, o espaço é organizado para a promoção de diferentes atividades que atendam aos interesses e necessidades dos estudantes. Entre as atrações estão brincadeiras com balões e danças, bem como jogos educativos distribuídos em mesas e espaços ao ar livre, que incentivam a cooperação, o trabalho em equipe e o desenvolvimento de habilidades sociais.

Os estudantes também têm a oportunidade de participar de bate-papos moderados com a equipe diretiva da escola, em que são discutidos temas como bullying, respeito mútuo e meio ambiente. Encontros em que os estudantes podem expressar suas opiniões, aprender a ouvir diferentes pontos de vista e desenvolver habilidades de comunicação.

“Este intervalo estruturado visa criar um ambiente propício para a aprendizagem não apenas dentro, mas também fora da sala de aula, onde os estudantes podem interagir de forma positiva, desenvolver o trabalho em equipe e resolução de conflitos. Além disso, o recreio integrado busca reforçar os valores da escola, como o respeito mútuo, a cooperação e a inclusão”, frisou a gestora Marizete Cardoso.

A estudante Wéllica Cristina Carvalho Xavier aprovou a iniciativa. “O recreio integrado é simplesmente incrível! Jogos, risadas e amizades, esse é o espírito do Recreio Integrado da minha escola. Agora me divirto muito na escola. Todos podem participar, não importa suas habilidades. É uma explosão de diversão e amizade todos os dias”, ressaltou. 

 

Seduc/Governo do Estado

Revisão Textual: Ruth Soares/Governo do Tocantins