Unidade escolar de Almas envolve estudantes em atividades pedagógicas sobre direitos e respeito aos idosos

Tocantins

26.06.2024

Com o intuito de sensibilizar os estudantes sobre a importância de respeitar os direitos dos idosos, a Escola Estadual de Tempo Integral Deoclides Muniz, de Almas, realizou nesta quarta-feira, 26, uma mobilização por meio de uma roda de conversa em alusão à campanha Junho Violeta, mês de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa. 

Estudantes do Ensino Fundamental e Médio participaram da atividade pedagógica com idosos da comunidade. Com o tema “Respeito a todas as fases da vida”, a roda de conversa teve como foco a importância de se garantir a dignidade e os direitos dessa população. 

Nesse momento de troca de saberes, os estudantes promoveram debates sobre a valorização e a proteção dos idosos, articulando uma cultura de cuidado e empatia. A ação contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com a orientadora educacional da escola, Flávia Rogéria, “a prevenção da violência contra a pessoa idosa é responsabilidade de todos, e a educação desempenha um papel fundamental nesse processo de ensino e aprendizagem”.

A estudante Amabily Santos Ribeiro enfatiza a necessidade da busca para estimular essa reflexão na juventude.  “Os idosos merecem respeito e os jovens precisam ter consciência disso”. 

O estudante João Pedro Sousa Batista ressaltou que a atividade é importante para sua formação. “É fundamental falar sobre esse assunto na escola, pois o respeito aos idosos promove uma convivência saudável”.

Em 15 de junho é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, data instituída pela Organização das Nações Unidas, em 2011, com o propósito de sensibilizar a sociedade sobre o enfrentamento à violência contra a pessoa idosa.

 

Seduc/Governo do Tocantins