Unidade de ensino realiza gincana para despertar interesse pela leitura entre estudantes

Tocantins

06.07.2021

Cláudio Paixão/Governo do Tocantins

A Gincana da Leitura é uma Ação do Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual Dr. Abner Pacini e tem como objetivo despertar o interesse dos estudantes pela leitura. Para envolver alunos da cidade e do campo, a ação trabalha como diferentes estratégias. Iniciada na última quinzena de junho, a Gincana segue até o mês de novembro.

De acordo com a gestora da unidade de ensino, Luciana Castro, a ação foi pensada, de forma estratégica, pouco antes das férias escolares. “Aproveitamos para incentivar a leitura no mês de julho, pois continuamos em um período atípico devido à pandemia da Covid-19. Uma ótima oportunidade para cultivarmos o hábito da leitura”, destacou a diretora.

Para os alunos que residem na cidade, foram enviados links de bibliotecas virtuais, nos grupos de WhatsApp, e as orientações sobre a proposta da gincana e dicas sobre estratégias de leitura durante o ensino remoto. Já os alunos da zona rural receberam materiais físicos, junto com a devolutiva do roteiro de atividades.

A gincana ocorrerá até o mês de novembro, quando serão avaliados, por turma, dentro dos critérios estipulados, os alunos com maior número de livro lido. Esses alunos receberão certificado e premiação. Mais do que isso, terão a oportunidade de desenvolver novas habilidades e obterem novos conhecimentos.

A professora de Língua Portuguesa Marycleide Caló Nascimento apontou como tem sido a receptividade dos estudantes. “Em contato com os alunos das fazendas, foi possível perceber a empolgação dos estudantes e também dos pais na hora do recebimento dos livros", destacou a professoras que estão envolvidas no projeto.

Empolgada com a proposta, a estudante Alice Oliveira, da 2ª série, recebeu as informações, mas fez contato com a unidade de ensino, por telefone, para buscar mais detalhes sobre o projeto. “Vou aproveitar o período de férias para ler alguns livros. Meu objetivo é ser a vencedora da minha turma”, explicou.