Unidade de ensino do Tocantins promove conscientização ambiental com gincana

Tocantins

31.05.2021

Josélia de Lima/Governo do Tocantins

Os estudantes da Escola Estadual do Setor Sul, em Palmas, estão se mobilizando para entregar, até o dia 4 de junho, os trabalhos relacionados com a Semana do Meio Ambiente. E para atrair a atenção dos alunos, a escola está promovendo uma gincana on-line, na qual os estudantes podem apresentar seus trabalhos em forma de vídeos, textos ou desenhos. As produções serão postadas na página do instagram da escola, e serão premiados os trabalhos que tiverem o maior número de curtidas.

A gincana está sendo coordenada pelas professoras Carmem Rejane e Rosangela Alencar, que lecionam Biologia, Química e Ciências. Elas explicaram que as premiações serão mudas de rosa do deserto e um kit denominado guardião da natureza, com garrafinhas, cadernos e canetas.

De acordo com a organização da gincana, os trabalhos apresentados por meio de vídeos devem retratar temas relacionados com a defesa do meio ambiente ou as boas práticas realizadas com a família, como a reutilização da água, reciclagem de materiais ou receitas com cascas de frutas ou vegetais.

Os trabalhos que serão apresentados em forma de paródias devem abordar as cinco atitudes que reduzem o impacto das más ações provocadas pelos seres humanos que são: repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar. Os desenhos e pinturas devem relatar a importância do meio ambiente, como contou a professora Rosangela.

“Propomos aos nossos alunos uma reflexão sobre as ações que podemos fazer para preservar o meio ambiente e, ao mesmo tempo, pretendemos conhecer a rotina das famílias sobre o cuidado com a natureza. Queremos saber o que as famílias fazem, se estão reaproveitando a água ou se estão reciclando. Esse trabalho representa uma troca de saberes entre alunos e professores, com muito diálogo e estudos”, explicou.

A diretora Silmara Siqueira Rosário Machado ressaltou o processo de ensino e de aprendizagem. “O tema meio ambiente deve ser apresentado de forma interdisciplinar e o projeto foi pensado de modo a desenvolver as  competências gerais contidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que são a cultura digital, o conhecimento, o pensamento crítico e criativo, a comunicação e a responsabilidade e cidadania”, esclareceu Silmara.

Trabalhos criativos

Alguns trabalhos já estão sendo apresentados, como o produzido pelo estudante Wanderson da Silva Gomes, 18 anos, que fez um vídeo mostrando as formas incorretas de descartar o lixo. “Eu tenho facilidade de fazer a edição de vídeos utilizando o celular. Usamos como personagem principal o Mickey Mouse, como forma de atrair a atenção das crianças. O vídeo apresenta as formas erradas que as pessoas lidam com o lixo e a nossa mensagem é que precisamos aprender a cuidar melhor do lixo para não poluir o meio ambiente. Também tive uma facilidade para imitar a voz do Mickey Mouse”, frisou.

A estudante Clarice Lima, 14 anos, também já apresentou o seu trabalho. Ela usou a criatividade, fez um poema com ilustrações e colagens para abordar a responsabilidade de cada ser humano com a preservação do meio ambiente.

“Foi incrível, aprendi muitas coisas novas com a realização dos estudos sobre o meio ambiente. Em casa, já temos o hábito de guardar a água da máquina de lavar roupas para a limpeza da casa e jogar nas plantas. Também aprendemos a produzir o nosso próprio adubo orgânico”, destacou.

A escola

A Escola Estadual do Setor Sul conta com 635 alunos matriculados e oferta a segunda fase do ensino fundamental, ensino médio, o terceiro segmento da Educação de Jovens e Adultos e tem uma Sala de Recursos Multifuncional.

A instituição de ensino atende estudantes dos setores Sul, Bela Vista, Morada do Sol, Santa Bárbara, Santa Helena, Jardim Janaína, Sônia Regina, Palmas Sul, Industrial, Ipê Amarelo e Jardim Vitória e dos assentamentos Prata, Agrotins, São João II e São Francisco.