Unidade de ensino de Taguatinga homenageia poetas e escritores do município em projeto literário

Tocantins

28.11.2022

Ação pedagógica tradicional no Colégio Estadual Justino de Almeida, de Taquatinga, o Projeto Café literário deste ano homenageou os poetas e escritores do município. A biografia e obras dos escritores foram trabalhadas pelas turmas de estudantes neste bimestre por meio de leituras das obras literárias, além de encontros com os autores para interação e aprendizado. 

A apresentação dos trabalhos, por meio de atividades culturais e artísticas, foi realizada na sexta-feira, 25, com a presença de todos os estudantes da unidade escolar, equipe escolar, pais e comunidade local. 

Os escritores homenageados foram: padre Marcos Aurélio, Maria Veroni Martins, Edvaldo Barbosa de Almeida Filho, Enivan Ramos Tavares, Maria de Lourdes da Anunciação Torres e Maria Vanderly Almeida Melgaço Rodrigues, que tiveram suas obras declamadas e encenadas.

Entre os escritores está Maria Veroni Martins, professora do Colégio Estadual Justino de Almeida desde 2009. “Foi um momento de muita emoção pelo carinho e reconhecimento de minha escola, de meus colegas e de meus alunos. Sou escritora e professora com muito orgulho”. Outro professor homenageado, Enivan Tavares, também expressou sua gratidão. “Foi tudo muito lindo. Uma grande homenagem. Parabéns a todos pela participação e ao Colégio Estadual Justino de Almeida”. 

Em nome da comunidade local, Ellem Maria destacou a importância do evento que evidenciou a prática da leitura. “Foi um momento de descontração com várias apresentações. Além da recitação de poemas, os alunos apresentaram peças teatrais mostrando a realidade do dia a dia e a necessidade de políticas públicas”. 

A estudante Suellem ressaltou que o projeto contribui para o desenvolvimento de novas habilidades. “Um evento como esse é muito importante para a vida dos alunos, pois são envolvidos com o mundo literário. O intuito do projeto é mostrar a importância da literatura e também tem como objetivo desenvolver as habilidades dos alunos. É um projeto lindo e que deve continuar acontecendo nas escolas. Foi a primeira vez que participei e quero continuar fazendo parte desse belo e emocionante evento”.

Alcione Luz/Governo do Tocantins