Unidade de ensino da rede estadual trabalha protagonismo juvenil com o projeto ‘Craques da Sala de Aula em Projeto de Vida’

Tocantins

12.12.2022

Com o objetivo de levar os estudantes a fazerem uma reflexão da atuação enquanto sujeito transformador do espaço escolar, o Colégio Estadual Rui Barbosa, de Araguaína, realizou diversas atividades em sala de aula com o tema ‘Craques da Sala de Aula em Projeto de Vida’, aproveitando a realização da Copa do Mundo, no Catar. 

Na última semana, as atividades foram direcionadas às turmas de segundas séries do ensino médio. Na oportunidade, os estudantes foram levados a refletirem sobre o seguinte texto: “A vida é como um jogo de futebol, cabe a você decidir em qual posição vai jogar, lembrando que se você decidir pela defesa, você pouco se machucará, pelo meio de campo você sempre estará a um passo do gol e outro do fracasso, mas se você decidir pelo ataque, você vivera intensamente, podendo alcançar vários gols a qualquer instante. Mesmo assim escolha sua posição, é melhor, viver no jogo, do que ser um mero expectador na arquibancada da vida!”.

Na sequência, os alunos fizeram seus depoimentos sobre o texto, os avanços e como se veem no campo da vida, conforme explica a professora Maria de Fátima Valadares, responsável pela ação.  “A proposta tem a finalidade de compreender que a vida é como um jogo de futebol e o resultado do placar depende das articulações, das decisões tomadas individualmente, assim como as escolhas das pessoas, ou seja, o time com quem joga o jogo da vida”.

Com o objetivo de avaliar sobre iniciativas de protagonismo juvenil de cada aluno dentro do contexto da sala de aula, também foi proposto montarem um mosaico organizando, assim, a posição de cada um no time da sala de aula. A dinâmica segue com o álbum de figurinhas, com imagens dos próprios alunos. Nessa atividade, os alunos fizeram o recorte de cada figurinha, em seguida a colagem numa sequência de acordo com a importância de cada jogador (aluno) na sua vida acadêmica e no dia a dia escolar. 

“Foi um momento de autoavaliação de forma dinâmica. Sempre que podemos, adaptamos as atividades de Projeto de Vida a fatos da atualidade. E os nossos jovens e adolescentes estão envolvidos com o tema Copa do Mundo. Achei o momento pertinente para levar uma reflexão sobre a vida, as escolhas que fazemos, a posição que estamos ocupando no campo da vida”, frisou a professora Maria de Fátima.

O estudante Natanael da Silva Santos ressaltou a importância da abordagem da Copa do Mundo como temática de estudo. “Tivemos a oportunidade de refletir que a vida é como um jogo e que cabe a cada um de nós decidirmos a posição que queremos no campo da vida”.

Para a realização da atividade, a professora responsável pela ação contou com o apoio das servidoras Najla Brandão e Lucélia Ribeiro, da coordenação pedagógica. 

Alcione Luz/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Ruthy Soares/Governo do Tocantins