A representação da Unesco no Brasil lançou na manhã desta quarta-feira (29), em Brasília, o Relatório de Monitoramento Global de Educação Para Todos (EPT). Neste ano o relatório tem como tema "Ensinar e aprender: alcançar qualidade para todos". A cerimônia de lançamento objetivou fomentar o debate de educação, com ênfase nos objetivos da EPT com a participação de especialistas e representantes de entidades ligadas à educação do Brasil.
A secretária do Rio Grande do Norte e representante do Consed, Betânia Leite Ramalho, disse na sessão de abertura que a população brasileira precisa buscar um empoderamento do tema educação. “Precisamos avançar no debate sobre a relevância da colaboração entre os entes federados, na elaboração de uma lei de responsabilidade educacional, no contínuo investimento na avaliação do sistema educacional e na formação dos profissionais da educação” completou Betânia. A Secretária do Amapá, Elda Araújo; o Secretário de Rondônia, Emerson Castro e a Secretária Executiva do Consed, Nilce Rosa da Costa também estiveram presentes no evento.
Após a mesa de abertura ouve a apresentação do painel: América Latina e Brasil Perspectivas e Desafios na Educação que contou com a participação de especialistas em educação.
O relatório - Criado para monitorar as Metas de EPT até 2015, limite máximo para serem atingidas conforme estabelecido por 164 países no Fórum Mundial de Educação de Dakar, em 2000, o Relatório de Monitoramento Global do EPT 2013/2014 traz uma atualização do progresso do cumprimento das metas e conta com uma novidade: esta edição inclui o monitoramento do item financiamento para o alcance das Metas em âmbito global. O foco é a importância da equidade e da qualidade da educação, com atenção especial à formação dos professores, que são os pilares para o enfrentamento da crise na educação e no planejamento das políticas educacionais do Pós-2015.
Para a Coordenadora de Educação da Representação da UNESCO no Brasil, Rebeca Otero, o lançamento do Relatório de Monitoramento de EPT “é uma oportunidade de reunir os principais representantes e especialistas da educação e de fomentar o debate sobre a educação no Brasil, na América Latina e Caribe e no mundo”.
Com informações da UNESCO