UNESCO lança Relatório 'Educação para Todos'

21.01.2014

Qualidade de professores e equidade no ensino são os temas do Relatório do Educação para Todos 2013/2014


O "Relatório de Monitoramento Global de Educação para Todos", edição 2013/14, será lançado em seminário que ocorrerá no próximo dia 29 de janeiro, das 9h às 13h, simultaneamente no Brasil e Etiópia, na África. No Brasil, o evento ocorrerá no auditório do Museu da República, Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Intitulado “Ensinar e aprender: alcançar a qualidade para todos”, o documento é uma publicação anual da UNESCO, órgão das Nações Unidas para Educação e Cultura.

Criado para monitorar as Metas de EPT (*) até 2015, limite máximo para serem atingidas conforme estabelecido por 164 países no Fórum Mundial de Educação de Dakar, em 2000, o Relatório de Monitoramento Global do EPT 2013/2014 traz uma atualização do progresso do cumprimento das metas e conta com uma novidade: esta edição inclui o monitoramento do item financiamento para o alcance das Metas em âmbito global. O foco é a importância da equidade e da qualidade da educação, com atenção especial à formação dos professores, que são os pilares para o enfrentamento da crise na educação e no planejamento das políticas educacionais do Pós-2015.

Para a Coordenadora de Educação da Representação da UNESCO no Brasil, Rebeca Otero, o lançamento do Relatório de Monitoramento de EPT “é uma oportunidade de reunir os principais representantes e especialistas da educação e de fomentar o debate sobre a educação no Brasil, na América Latina e Caribe e no mundo”.

Com informações da UNESCO