Parcerias
13.04.2015A representação da Unesco no Brasil lançou na manhã desta quinta-feira (9), em Brasília, o Relatório de Monitoramento Global de Educação Para Todos (EPT) de 2015, que teve como tema “Educação Para Todos 2000-2015: progressos e desafios”.
A mesa de abertura contou com a presença do representante da Unesco no Brasil, Lucien Muñoz; o presidente do INEP, Francisco Soares; o deputado José Saraiva Felipe, presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados; Cleuza Repulho, presidente da UNDIME e o secretário de Educação do Distrito Federal Júlio Gregório, que estava representando o Consed na abertura.
O Educação para Todos lançou em 2000 uma agenda ambiciosa com seis objetivos educacionais para serem alcançados por 164 países até esse ano. As metas são: ampliar a educação para a primeira infância, universalizar o acesso à educação básica, garantir o atendimento de jovens em programas de aprendizagem, reduzir em 50% as taxa de analfabetismo, eliminar as disparidades de gênero no acesso ao ensino e melhorar a qualidade da educação.
Cleuza Repulho afirmou que o resultado do relatório pode demonstrar a dificuldade existente para fazer a gestão e conseguir verba para gerir a educação dos municípios. Francisco Soares ressaltou a importância do IDEB como importante instrumento de democratização da Educação, que muito ajudou o crescimento da Educação Pública Brasileira.
O presidente da Comissão de Educação da Câmara de Deputados afirmou que a aprovação do PNE pelo Parlamento, no ano passado, foi uma reafirmação do compromisso histórico com a sociedade. “É preciso cuidar da qualidade, permanência e insclusões. Qualidade apenas para um grupo não é qualidade, é privilégio” e finalizou afirmando que a câmara continuará sendo parceira dessa ação.
O secretário Júlio Gregório relatou, durante discurso, as situações das escolas no DF no período em que foi professor da rede pública. Ele destacou a importância do trabalho do Consed e o alinhamento com os resultados do relatório “Precisamos aprofundar debates e ações no avanço de perspectivas futuras quanto ao financiamento para a educação e uma gestão educacional mais transparente e participativa por meio do monitoramento da sociedade civil”
O relatório pode ser conferido no site
Relatório de Monitoramento Global de Educação para Todos - Publicado pela UNESCO e desenvolvido por uma equipe independente, o Relatório de Monitoramento Global de Educação para Todos, publicado anualmente, monitora o progresso global dos seis objetivos de Educação para Todos. A cada ano, o relatório apresenta evidências para informar gestores de políticas públicas sobre questões temáticas específicas como atingir as populações marginalizadas, conflitos, habilidades para juventude ou sobre ensinar e aprender. O Relatório apresenta dados de uma variedade de fontes, incluindo as do Instituto de Estatística da UNESCO, a principal fonte de estatística internacional em educação.