Unemat e Educação municipal e estadual discutem nova portaria do Pibid

UNEMAT

07.06.2016

A coordenadora Institucional, Renata Cristina Nascimento, e o coordenador de Gestão, Franciano Antunes, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), junto a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) receberam esta manhã (20.05) a secretária Municipal de Educação, Nelci Eliete Longhi; os representantes da Assessoria Pedagógica Estadual, em Cáceres, Alcione Cardozo Marques e Wellington de Almeida; a representante do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapro/Cáceres), Luciane Miranda Faria para discutir as implicações da portaria 046/2016 publicada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no Diário Oficial da União (DOU) de 15 de abril.

A nova portaria que substitui a 096/2005, até então em vigor, altera a estrutura do Pibid, inclusive o enfoque original. Durante a reunião foram discutidas formas de operacionalizar a participação dos 802 bolsistas-licenciandos de iniciação à docência.

Apesar das alterações propostas, pela nova portaria, terem provocado debates entre os educadores Renata Cintra considera positivo o diálogo proposto com o programa Mais Educação, com a pós-graduação, com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), entre outros.  “A Unemat vê o programa pelo viés da formação docente e não apenas como um programa de bolsas. O Pibid tem contribuido significativamente na formação dos nossos acadêmicos. E, essa é uma das razões para continuarmos. A Unemat participa do programa desde o edital de 2009”, explicou a coordenadora.

Foi agendada para o dia 25 de maio a próxima reunião do grupo com a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc). Na oportunidade, serão discutidas adaptação, definição e elaboração de editais de seleção para supervisores da Educação Básica Estadual. Já em nível de supervisão na Educação Básica Municipal, Unemat e Secretaria Municipal de Educação, celebrarão Termo de Cooperação Técnica para dar andamento a elaboração do edital.  


Hemilia Maia

Site Unemat