Pernambuco
24.09.2019Nesta segunda-feira (23), o secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Fred Amancio, esteve presente na abertura do Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação, oferecido pela União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME-PE), para a realização de uma Palestra Magna. Na ocasião, a governadora em exercício, Luciana Santos, também esteve presente. O encontro aconteceu no Recife Praia Hotel, no Pina, e reuniu cerca de 300 participantes, incluindo conselheiros municipais de educação, dirigentes municipais e profissionais da área.
O encontro teve como tema central, “PME, Desafios e Perspectivas em um Cenário de Incertezas”. O secretário de Educação e Esportes, Fred Amancio, explicou sobre o trabalho realizado pelo Governo de Pernambuco para garantir uma educação de qualidade aos 580 mil estudantes da rede estadual de ensino, auxiliando assim os municípios pernambucanos.
"Estamos vivendo um cenário muito complexo no Brasil e temos uma série de desafios, não só os institucionais mas também econômicos, que impactam o dia a dia do nosso trabalho. É preciso tratar a educação como prioridade e esses dias de encontro vão servir para fortalecer o compromisso com a educação”, declara Fred Amancio.
A ação se estende até o dia 25 deste mês. Dentre os temas discutidos, estão em destaque o Plano Municipal de Educação, sua aplicação em um cenário de incertezas; propostas pedagógicas da educação municipal, desafios a partir do currículo de Pernambuco; Normatização do Sistema, noções e práticas; Educação infantil e currículo, garantias de políticas de estado; e Financiamento da Educação, com ou sem FUNDEB, dentre outros assuntos.
A governadora em exercício, Luciana Santos, destacou a importância do evento, em especial no atual momento. De acordo com ela, mais que nunca é preciso defender a educação. “O governador Paulo Câmara trata a educação como prioridade. E é por isso que somos o único estado que avançou todos os anos no Ideb. Não só batemos a nossa própria média, como superamos mais uma vez a média nacional", disse. Luciana destacou ainda que se trata de um trabalho coletivo, em que sociedade civil e Estado precisam atuar juntos. Nesse sentido, ressaltou o papel dos conselhos. "Queremos sublinhar o papel da mobilização de toda a comunidade em favor da valorização de uma educação pública, gratuita, laica e de qualidade", afirmou.