Últimos dias para inscrições na Olimpíada de Língua Portuguesa

Olimpíadas de Portugues

27.04.2016

Professores que querem participar da 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro têm até a meia-noite do dia 30 de abril, sábado, para fazer a inscrição. Também nesse dia se encerra o prazo para as secretarias municipais de Educação fazerem a adesão.

Podem se inscrever professores da rede pública e estudantes, nas categorias Poema (5º e 6º anos do Ensino Fundamental); Memórias Literárias (7º e 8º anos do Ensino Fundamental); Crônica (9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio); e Artigo de Opinião (2º e 3º anos do Ensino Médio).

É importante lembrar que sem a adesão oficial do secretário ou dirigente de educação do município, feita na página específica do Portal Escrevendo o Futuro, nenhum professor da rede, mesmo que tenha se inscrito, poderá participar. Professores das redes estaduais e federal inscritos já estão com a participação garantida pois todos os estados já aderiram e o Ministério da Educação é um dos promotores da Olimpíada.

Até o momento, o evento conta com mais de 40 mil professores inscritos em 22 mil escolas municipais, estaduais e federais. Cerca de 75% dos municípios brasileiros já aderiram, sendo Ceará, Acre, Roraima, Amapá e Rio Grande do Norte os primeiros estados a atingirem 100% das cidades participando. Amazonas, Espírito Santo, Rondônia e Mato Grosso também caminham para ter a totalidade de seus municípios no Programa.

Escrevendo o Futuro

Iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, o Escrevendo o Futuro é um programa de formação exclusivo para educadores e professores que trabalham com língua portuguesa em escolas públicas de todo o país. O concurso da Olimpíada é sua ação de maior abrangência, quando professores também podem colocar em prática com suas turmas a metodologia do programa.

Trata-se de uma ação de larga escala que contribui com o ensino de língua portuguesa na escola pública, explica Cida Laginestra, coordenadora do programa. Ela reforça a importância de as secretarias realizarem a adesão, permitindo a participação de professores e estudantes. “Temos recebido inscrições de professores de municípios em que o (a) secretário (a) de educação ainda não fez a adesão – que é condição para que os profissionais da rede de ensino tenham a inscrição validada e possam enviar os textos de seus alunos, mostrando o trabalho que realizam”, afirmou.

Outro alerta que a equipe do Escrevendo o Futuro faz aos professores é sobre a verificação da inscrição. “Muitos professores estão se cadastrando em nosso Portal e achando que assim já estariam, automaticamente, inscritos na 5ª edição da Olimpíada. Mas é preciso atenção: não basta apenas se cadastrar no Portal, é necessário fazer a inscrição no formulário da Olimpíada, disponível na página específica do concurso destinada a isso. Ao finalizar a inscrição o (a) professor (a) precisa receber a confirmação, enviada para o e-mail cadastrado no momento da inscrição”, explicou Mariana Garcia, coordenadora do Portal Escrevendo o Futuro. Ela sugere aos professores que se inscreveram, que verifiquem seus nomes no Mapa das Inscrições. Caso não encontre, pode ser um sinal que a inscrição na Olimpíada não foi realizada.

Mato Grosso

Em Mato Grosso, 134 secretarias municipais de Educação fizeram a adesão até o momento. Ao todo, já se inscreveram 1.093 professores, de 561 escolas, sendo seis federais, 311 estaduais e 244 municipais.

A coordenadora estadual da Olimpíada, Gláucia Ribeiro, da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), informa que 2.702 trabalhos foram inscritos, nas quatro categorias, sendo 452 Artigos de Opinião; 624 Crônicas; 796 Memórias Literárias; e 834 Poemas.

De acordo com ela, a avaliação dos textos começa na comissão escolar, que faz a seleção das melhores produções entre 10 e 19 de agosto. “Nas etapas municipal e estadual, são escolhidos os 500 trabalhos (125 de cada gênero) que irão para a semifinal. Os grupos divididos por gêneros temáticos participam de encontros regionais, onde recebem medalhas de bronze e livros”, informa.

Para a final, que será em dezembro, em Brasília (DF), serão selecionados 152 textos, 38 de cada gênero. Os finalistas recebem medalha de prata, tablet e R$ 350 em vale para a compra de livros. Serão cinco ganhadores de cada categoria, que receberão uma medalha de ouro, além de notebook, impressora e laboratórios de informática para suas escolas.

As comissões julgadoras são formadas por representantes de pais e alunos, membros da comunidade, especialistas de universidades, representantes de instituições parceiras, do MEC e da Fundação Itaú Social.