UEA e Secretaria de Educação iniciam especialização para mais de 2 mil professores

Amazonas

02.08.2022

Mais de 2 mil professores iniciaram, neste sábado (06/08), o curso “Saberes e práticas para a docência nos anos iniciais do ensino fundamental: Língua Portuguesa e Matemática”, realizado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto.

 

A especialização é ofertada pelo projeto "Mestre Qualificado", que integra o programa Educa + Amazonas, do Governo do Estado, e é voltada a profissionais que atuam no Ensino Fundamental Anos Iniciais das redes estadual e municipal de ensino. 

 

Para o reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, a pós-graduação tem o objetivo de aumentar os níveis de aprendizagem, uma vez que a formação de professores e pedagogos dos anos iniciais tem se mostrado eficaz para a melhoria da qualidade do ensino. "Agradecemos a todos os parceiros, especialmente à Seduc. Estou certo de que o estado do Amazonas se beneficiará muito com este curso", frisou o reitor.

 

A secretária estadual de Educação e Desporto, Kuka Chaves frisa que o projeto quis melhorar ainda mais a qualidade de ensino dos alunos que estão começando a vida escolar.

 

"Hoje foi um dia muito importante, porque demos início ao programa de formação continuada da pós-graduação Latu Sensu, que vai dar qualificação e valorização ao profissionais, para que possamos ter um aprendizado qualitativo aos nosso alunos das redes estadual e municipal. Tivemos o apoio total do governador Wilson Lima nos projetos prioritários para ir em busca de índices de qualidade surpreendente e esse curso foi pensado para quem trabalha com os alunos que estão começando a estudar, para que eles tenham uma base sólida", observou a secretária.

 

A coordenadora do curso, Prof. Dra. Maristela Silva, acredita que o início das aulas representa um grande passo no desenvolvimento da educação no Amazonas. 

"Formamos uma equipe altamente qualificada, que inclui professores dos cursos de Letras, Pedagogia e Matemática, da Escola Normal Superior (ENS/UEA), que agora desenvolvem um trabalho de excelência com professores assistentes, para fazer a diferença na educação do nosso estado", ressaltou a professora Maristela.

 

A solenidade foi transmitida via IPTV e pelo Canal do YouTube e contou com a participação do reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib; a professora Kácia Neto de Oliveira; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEA e coordenador pedagógico do curso, o Prof. Dr. Roberto Sanches Mubarac Sobrinho; as secretárias executivas adjuntas da Secretaria de Educação, Hellen Cristina Silva Matute, Arlete Ferreira Mendonça e Rosalina Morais Lobo; além da coordenadora geral do curso, a Profª Dra. Maristela Barbosa Silveira e Silva.

 

Parte dos professores que farão o curso se reuniram para assistir à aula inaugural no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Áurea Braga; na Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Djalma Batista; e na Escola Estadual  Desembargador André Vidal.

 

Sobre o curso – O curso “Saberes e práticas para a docência nos anos iniciais do ensino fundamental: Língua Portuguesa e Matemática” ocorrerá na modalidade presencial mediada por tecnologia.

 

O evento foi transmitido no canal do curso, disponível no link abaixo: https://youtu.be/Hw1wBGaAPsQ


 

Fotos: Euzivaldo Queiroz/Seduc