Universidade Aberta do Brasil ofertará 181 novos cursos de especialização e licenciatura na Bahia

Bahia

22.04.2022

A Universidade Aberta do Brasil (UAB), sistema vinculado à Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), ofertará 181 novos cursos de especialização e licenciatura, com disponibilidade de 7.240 vagas, conforme resultado final divulgado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Na Bahia, em parceria com oito instituições públicas de Ensino Superior, o processo seletivo será realizado entre os meses de agosto e setembro, com a oferta de cursos em diversas áreas, como Educação na Cultura Digital, Música e Contemporaneidade, Letras, Teatro, Matemática, Pedagogia, Física, Dança, Ciência da Computação, História, Artes, Intercultural Indígena, Biologia, Inglês e Geografia.

>>> Veja a relação completa aqui: https://bit.ly/37sfeL9

>>> Saiba mais sobre a UAB: http://escolas.educacao.ba.gov.br/uab

As aulas serão ministradas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Universidade Federal da Bahia (UFBA), brm como pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBAIANO).

De acordo com Camila Souza de Oliveira, coordenadora técnica e administrativa dos polos UAB Bahia, as novas ofertas de cursos ampliam as possibilidades de formação e qualificação docente no Estado da Bahia. “Existe uma demanda significativa nos territórios de identidade de professores não licenciados em primeira e segunda licenciatura. Esperamos atingir esse público e as comunidades escolares na perspectiva de qualificar o Ensino Básico da rede pública de Educação. A UAB, enquanto política pública, tem um papel importante na formação de professores, principalmente por possibilitar que as ofertas de cursos de instituições públicas renomadas cheguem a lugares distantes dos grandes centros, favorecendo a descentralização das oportunidades educacionais e a democratização do Ensino Superior”.

Sobre a UAB – A Bahia conta com 70 polos de apoio presenciais da UAB, dos quais 26 são polos estaduais e, destes, 22 estão aptos pela CAPES e seguem representados nos 21 Territórios de Identidade do Estado da Bahia, com a oferta de 142 cursos em andamento e atuação em Alagoinhas, Conceição do Coité, Euclides da Cunha, Feira de Santana, Ipiaú, Itaberaba, Itapetinga, Pintadas, Salvador, Teixeira de Freitas, Ilhéus, Itabuna, Seabra, Paulo Afonso, Vitória da Conquista, Campo Alegre de Lourdes, Juazeiro, Barreiras, Serrinha, Santa Maria da Vitória, Ribeira do Pombal e Macaúbas.
     
Com uma década de trajetória, a UAB na Bahia conta com o apoio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), o Fórum Permanente de Formação dos Profissionais de Educação (FORPROF) e os Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) na tarefa de articular com os municípios, as prefeituras e as universidades as ofertas de cursos ligadas à realidade de cada localidade. O Sistema UAB, criado em 2006, leva a universidade pública a locais distantes e isolados do país pela modalidade Educação à Distância (EAD), com ofertas de vagas prioritariamente voltadas ao preparo de profissionais para trabalhar com a Educação Básica.

>>> Mais informações sobre o Edital CAPS 08/2022: http://escolas.educacao.ba.gov.br/uab/faq