Secretaria de Estado da Educação do ES
22.07.2020Com o objetivo de apresentar metodologias a partir das práticas exitosas realizadas nas escolas da Rede Estadual, durante este período das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP’s), teve início, nesta terça-feira (21), a série de webinários temáticos sobre 'Educação em Tempo Integral'. Ao todo, serão sete lives, e cada uma abordará uma ação específica das escolas que ofertam essa modalidade de ensino. “Tutoria”, foi o tema desta primeira live.
O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, participou da abertura do debate com o mediador e assessor da Educação em Tempo Integral da Secretaria da Educação (Sedu), Marcelo Lema. “Temos feito muitas ações formativas virtuais, trazendo ao conhecimento do público praticas exitosas que podem servir de inspiração e estímulo para as demais escolas. Esse é o espírito que tem norteado nossas webs, servir de inspiração e parâmetro. Meu muito obrigado a todos os profissionais que irão participar”, disse o secretário.
O assessor Marcelo Lema explicou como funciona a “Tutoria” nas escolas de Tempo Integral. “A metodologia da ‘Tutoria’ consiste em promover o acompanhamento de cada estudante, por um profissional da escola. A função desse profissional é acompanhar e dar suporte ao projeto de vida do aluno e manter contato com a família por meio desse processo. E a tutoria foi um grande potencial de sucesso nesse momento de atividades remotas, com os alunos distantes, fisicamente, das escolas”, afirmou.
Participaram da live a coordenadora Pedagógica Laurice Sardenberg, do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio de Tempo Integral (CEEFMTI) Pastor Oliveira de Araújo, de Vila Velha; o professor da mesma escola Jaider Faier; a diretora Kátia Franco, do (CEEMTI) Maria Penedo, de Cariacica; a coordenadora pedagógica da mesma escola Rachel Couto; e a pedagoga Anastacia Pizetta, do (CEEFMTI) Francisco Coelho Ávila Júnior, de Cachoeiro de Itapemirim.
A diretora Kátia Franco relatou a primeira ação de Tutoria da sua escola, que foi a gravação de um vídeo sobre o livro “O Amor nos Tempos do Cólera”, de Gabriel García Márquez. “O impacto que tivemos desse vídeo foi que os professores começaram a se sentir mais seguros para realizar as Atividades Pedagógicas Não Presenciais”. A diretora destacou ainda que logo depois iniciaram-se várias ações, como lives, sarais, mostras científicas, aulas de correção, entre outras.
Essa e outras práticas exitosas foram apresentadas no webinário desta terça-feira (21), que pode ser conferido no canal da Sedu no YouTube: SeduES.