Troca de experiências entre gestores paulistas e norte-americanos foi tema de seminário

21.08.2013

Evento, que faz parte do Prêmio Gestão Escolar, aconteceu em Serra Negra, São Paulo

Os educadores paulistas que realizaram, em suas escolas, projetos bem-sucedidos na área de gestão participaram nos dias 14, 15 e 16 de agosto, do II Seminário Internacional Intercâmbio Brasil e Estados Unidos. O encontro, que faz parte do Prêmio Gestão Escolar, tem o objetivo de promover a troca de experiências entre gestores norte-americanos e brasileiros.
Cerca de 1,3 mil pessoas participam do evento, que acontece em Serra Negra, no interior paulista. O seminário contou com a presença de 11 diretores de escolas americanas, além de representantes da embaixada e do consulado dos Estados Unidos.
O secretário-adjunto da Educação, João Cardoso Palma Filho, participou da abertura do evento, na noite da quarta-feira (14). Já na manhã desta quinta-feira (15), o secretário Herman Voorwald deu início às atividades.  “O diretor é fundamental para termos uma escola que dê um ensino de qualidade para as crianças e os jovens do estado”, declarou o secretário. A programação ainda conta com palestras dos gestores estrangeiros e de especialistas da área, como a doutora em Educação Heloísa Lück.
A diretora Magnolia Segura Dias também fez uma apresentação, na qual abordou a experiência vivida no intercâmbio que realizou nos Estados Unidos. A viagem foi parte do prêmio conquistado pela E.E. Lea Silva Moraes, localizada em Ilha Solteira, unidade que conquistou o título “Destaque Estadual” paulista no Prêmio Gestão Escolar 2012.
Na sexta-feira (16), o seminário encerrou sua programação com o anúncio dos 27 finalistas do Prêmio Gestão Escolar 2013.



Boas práticas
O objetivo do Prêmio Gestão Escolar, realizado pelo Conselho Nacional de Secretários da Educação (CONSED), é contribuir para a melhoria da educação brasileira, incentivando as escolas a refletirem sobre suas práticas, além de divulgar ações que alcançaram resultados positivos. As unidades participantes tiveram seus projetos avaliados com relação à gestão pedagógica, participativa, de pessoas e liderança e, por fim, a gestão de infraestrutura.
As escolas que tiverem seus projetos selecionados para a fase nacional serão premiadas com valores que variam de R$ 6 mil a R$ 30 mil. Além disso, os diretores das unidades representantes de cada Estado participarão de um intercâmbio para os Estados Unidos.

Assessoria de Comunicação do Consed com informações da Secretaria de Educação de São Paulo