Alagoas
19.11.2025
Trinta e seis mil estudantes de escolas públicas de Alagoas participam até esta quarta-feira (19) das provas do Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas (Saveal). A aplicação da avaliação contempla turmas de 2º ano do ensino fundamental de escolas públicas estaduais e municipais, e visa mensurar o grau de aprendizagem dos estudantes, bem como a consolidação das competências de alfabetização e do desenvolvimento do raciocínio matemático.
A edição 2025 da avaliação trouxe uma novidade: a aplicação acontece de forma censitária, avaliando todos os estudantes do 2º ano do ensino fundamental das redes municipal e estadual. Outro destaque é que a rede estadual de ensino de Alagoas também participa da avaliação, o que não ocorre em todos os estados brasileiros.
A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, destaca a relevância do processo para a consolidação das políticas educacionais em curso. “A aplicação do Saveal é um passo fundamental para fortalecer as políticas públicas educacionais e garantir que os estudantes tenham acesso a uma educação mais qualificada e alinhada às suas necessidades. A avaliação também contribui para a construção de um diagnóstico mais preciso sobre o desempenho da rede pública, permitindo comparações ao longo dos anos e identificando boas práticas adotadas pelas escolas”, avaliou.
Alfabetização
O Saveal não apenas mede o desempenho dos estudantes, mas também influencia diretamente na gestão dos recursos públicos e na formulação de políticas de alfabetização. Além disso, desde 2023, a avaliação estadual está alinhada à política nacional do Compromisso Criança Alfabetizada, do Ministério da Educação (MEC), que estabelece metas e indicadores para medir o nível de alfabetização das crianças até o final do 2º ano do ensino fundamental.
“Os resultados da prova SAVEAL servem de base para a construção do índice nacional de crianças alfabetizadas, um indicador fundamental para que o país conheça, de forma precisa, o estágio da aprendizagem dos alunos. Avaliar a alfabetização é garantir o primeiro grande direito de aprendizagem das nossas crianças — o de saber ler e escrever”, destacou Daniel Marinho, gerente especial de Gestão do Sistema de Avaliação Educacional da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
Daniel Albuquerque e Yasmin Henrique/ Ascom Seduc/ Foto: Alexandre Teixeira/ Ascom Seduc