Trilhas de Futuro forma novos 70 jovens profissionais em Barbacena

Minas Gerais

27.01.2023

Gratidão! Este foi o sentimento da estudante Maria Fernanda da Silva, 19 anos, ao se referir a um dos momentos mais importantes da sua vida: a formatura no curso técnico em Design de Interiores, do Trilhas de Futuro, programa do Governo de Minas, coordenado pela Secretaria de Estado de Educação, que oferta cursos profissionalizantes gratuitos em diversas instituições credenciadas, em todo estado. 

Maria Fernanda disse que se sente realizada com a conclusão dessa  etapa tão importante da vida. “Todos nós saímos de um período complicado, que foi a pandemia de covid-19. No entanto, mesmo diante de um momento caótico, consegui ingressar no curso com o qual me identifico. Quando olho para trás, vejo que superamos os obstáculos e que a minha formatura é uma realidade”, comemorou.

Para ela, o programa é uma demonstração de que o Governo de Minas se preocupa com a formação de mão de obra de qualidade. “Estamos preparados para o mercado de trabalho”, afirmou.

Além da Maria, mais uma leva de profissionais preparados pelo Trilhas está pronta para ingressar no mercado de trabalho. Em torno de 70 estudantes de três turmas do programa concluíram o curso Técnico em Design de Interiores, oferecido no Senai de Barbacena, no Campo das Vertentes. 

Solenidade

O secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, participou da cerimônia de formatura, realizada na noite desta quarta-feira (25/1), com os jovens formandos de três turmas do curso profissionalizante de Design de Interiores do Senai Barbacena. Ele destacou a importância do programa, que está mudando a realidade dos estudantes e proporcionando oportunidades de qualificação para ingressarem no mercado de trabalho.

“É muito bom saber que o Trilhas do Futuro está fazendo mudanças na vida dos nossos jovens. Tivemos a coragem de fazer um programa que hoje tem cerca de cem mil estudantes matriculados. Esses jovens estão sendo capacitados e qualificados para o mercado de trabalho, que está exigindo cada vez mais dos profissionais. O Trilhas está mudando a realidade social das famílias mineiras e é esse o objetivo que buscamos com o programa”, comenta. 

O Trilhas de Futuro é o maior programa de formação profissional de jovens estudantes já desenvolvido pelo Governo de Minas. Por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), ele disponibiliza, gratuitamente, cursos técnicos de formação profissional para estudantes e egressos do ensino médio, aproveitando a infraestrutura já existente e a expertise de instituições públicas e privadas, como é o caso do Senai Barbacena.

Oportunidade no estado

Cerca de cem mil estudantes estão matriculados nos cursos do Trilhas de Futuro da primeira e segunda edições em todo o estado de Minas Gerais. No total, o programa já ofereceu 78 opções de cursos em 181 instituições credenciadas, em 123 municípios.

Todos os alunos selecionados para participar recebem ajuda de custo para transporte e alimentação. Há oportunidades de formação profissional em diversas áreas, como enfermagem, vestuário, meio ambiente, redes de computadores, mecânica, eletrônica, entre outras. Cerca de R $1 bilhão já foram investidos no programa.

Em Barbacena, a unidade do Senai conta com 441 estudantes matriculados nos cursos técnicos em Design de Interiores, Edificações, Eletromecânica, Eletroeletrônica, Eletrotécnica, Logística, Manutenção de Máquinas Industriais, Mecânica e Sistemas de Energia Renovável. Ao todo, mais de 2,2 mil alunos participam da primeira e segunda edições do Trilhas de Futuro, em cinco instituições do município. Foram investidos até o momento, cerca de R $9 milhões em repasses de recursos pelo  Estado. 

Terceira edição

A terceira edição do Trilhas de Futuro, que ofertará 40 mil novas vagas, foi anunciada em dezembro passado, pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais(SEE/MG), que coordena o programa. As inscrições para se candidatar a uma das oportunidades começam no dia 2 e vão até 15 de fevereiro, pela internet. 

Neste ano, os estudantes terão reajuste no auxílio-transporte e na alimentação que passará de R$ 18 para R$ 20 por dia de curso. O processo de credenciamento das instituições já foi realizado e o catálogo dos novos cursos será divulgado em breve pela pasta. 

A iniciativa de sucesso de educação profissional  tem inspirado governos de outros estados. Na última semana, o secretário de Estado de Educação do Espírito Santo, Vitor de Angelo,  esteve em Minas, reunido com a equipe técnica da SEE/MG, para conhecer mais sobre o programa de formação profissional. 

Fotos: Dirceu Aurélio - Imprensa/MG