Trilhas de Futuro forma mais 273 jovens para conquistarem uma vaga no mercado de trabalho

Minas Gerais

22.05.2023


Mais um time de 273 profissionais foi capacitado pelo programa Trilhas de Futuro. Eles estão prontos para entrarem em campo. E sabe onde? No mercado de trabalho que irá absorver estes jovens que tiveram a oportunidade de conquistar uma formação técnica profissional, gratuita, ofertada pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais(SEE/MG), que coordena o programa. 

A cerimônia de formatura destes estudantes, participantes da primeira edição do Trilhas, da unidade Senai Horto, instituição parceira da SEE/MG,  foi realizada no Teatro Sesiminas, em dois dias,  quarta (17) e quinta-feira (18), em Belo Horizonte. A Superintendência Regional de Ensino, Metropolitana A, participou do evento, representando a Secretaria. 

Os cerca de 280 jovens concluíram as qualificações nos cursos técnicos de programação em jogos digitais, manutenção e suporte em informática, energias renováveis, designer gráfico, designer de interiores, eletrônica, eletrotécnica, automação industrial, mecatrônica, desenvolvimento de sistemas, manutenção automotiva e modelagem e vestuário. 

Investimentos 

Para que este sonho se tornasse realidade na vida destes jovens e de todos que já passaram pelo Trilhas de Futuro, o governo já investiu mais de R$ 1bilhão no programa, desde seu lançamento, em 2021. O Trilhas é o maior programa de formação profissional já desenvolvido em Minas Gerais. 

O resultado do Trilhas mostra que investir em educação é mudar a realidade social de centenas de famílias e ao mesmo tempo, preparar mão de obra qualificada para o mercado de trabalho, e com isso,  aquecer a economia do país. 

Esta iniciativa inédita está permitindo que os jovens trilhem um futuro promissor e escrevam um novo capítulo para suas histórias de vida, muitas delas, de superação. 

3ª edição 

Este ano, o programa chegou à sua terceira edição com mais oportunidades. Nesta etapa, foram ofertadas 40 mil vagas, para 80 opções de cursos técnicos, em 124 cidades mineiras. Mais informações sobre o Trilhas, acesse: https://www.trilhasdefuturo.mg.gov.br/.