Três projetos da rede estadual são classificados para a etapa regional do Prêmio Educador Transformador

Tocantins

26.03.2024

Três projetos da rede estadual de ensino ficaram em primeiro lugar na etapa estadual do Prêmio Educador Transformador, avançando para a etapa regional. Os vencedores das 7 categorias no estado do Tocantins foram selecionados na última sexta-feira, 22.

O projeto “Educação Ambiental no Território do Município de Lajeado” do Colégio Estadual Nossa Senhora da Providência, de Lajeado, conquistou o primeiro lugar na categoria Ensino Médio Regular. Na categoria Educação de Jovens e Adultos (EJA), o projeto vencedor foi o “Agente Empreendedor”, do Centro de Ensino Médio José Alves de Assis, de Paraíso do Tocantins. Por fim, o projeto “Etnomatemática: kuiwdê nitro tora grande da corrida de tora”, do Centro de Ensino Médio Indígena Xerente (Cemix) Warã, de Tocantínia, venceu na categoria Ensino Fundamental - Anos Finais.

O professor Raimundo Nonato, responsável pelo projeto “Educação Ambiental no Território do Município de Lajeado”, explica que ele foi desenvolvido aliado à sustentabilidade. “Tivemos como foco algumas ações específicas, dentre elas a de uma educação ambiental que impacte positivamente  a vida dos estudantes e da comunidade em geral, no sentido de construir uma consciência ambiental de preservação e conservação do meio ambiente”.

“São os frutos de todo um trabalho e dedicação em um projeto que envolve a coletividade, sobretudo os professores de ciências humanas e todos os funcionários. É um projeto que requer a participação de todos do corpo docente, dos estudantes e também as parcerias da comunidade, pois são várias ações. Esse resultado é o fruto de todo um trabalho da coletividade, e leva agora o nome da escola e o nome de Lajeado para a etapa regional”, concluiu.

Para o professor Ivo Sócrates Moraes, de Paraíso, a sensação de passar para a próxima etapa é a melhor possível. “Desenvolvi o projeto “Agente Empreendedor” no Centro de Ensino Médio José Alves de Assis, com os alunos da Educação de Jovens e Adultos Integrado à Educação Profissional (EJA/EPT), que é uma parceria entre a Seduc e o Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Foi fornecido, além do ensino médio, o curso FIC (Formação Inicial e Continuada) de Agente de Desenvolvimento Cooperativista para 26 alunos ativos. O principal desafio era o de encorajar o aluno a cursar faculdade, a se desenvolver como profissional e a empreender”, relatou.

 

Prêmio Educador Transformador

O Prêmio Educador Transformador é realizado pelo Sebrae, a Bett Brasil e o Instituto Significare, com o intuito de identificar, valorizar e divulgar projetos inovadores e transformadores, realizados por educadores de todo o Brasil. 

Nesta segunda edição, foram inscritos ao todo 3460 projetos para as 7 categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Ensino Fundamental - Anos Finais, Ensino Médio Regular, Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Superior.

 

Etapa regional e nacional

A etapa regional acontecerá no dia 5 de abril, onde serão selecionados os melhores nas 7 categorias de cada região. Os vencedores se classificam para a etapa nacional, além de receber um pacote completo de participação no Congresso Bett Brasil 2024 (incluindo ingresso para quatro dias de congresso, passagem aérea, hospedagem, alimentação), Certificado de Destaque Regional e Selo digital.

O anúncio dos vencedores na etapa final está previsto para o dia 25 de abril, durante a 29ª edição da Bett Brasil.

 

Gabriela Rossi/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Ruthy Soares Borges/Governo do Tocantins