Três escolas cívico-militares de Santa Catarina recebem certificado de Honra ao Mérito do MEC

Santa Catarina

10.05.2023

Escolas cívico-militares de Santa Catarina receberam o certificado de Honra ao Mérito do Ministério da Educação (MEC) por sua dedicação aos valores no Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM). A EEB  ngelo Cascaes Tancredo, a EEB Ildefonso Linhares e a EEB Joaquim Ramos foram selecionadas por ações e boas práticas entre as 58 escolas que têm o modelo na Região Sul.

A EEB  ngelo Cascaes Tancredo em Palhoça, foi selecionada com o projeto Comunidade Voluntária que retrata a importância, necessidade e diferença das ações voluntárias que acontecem na escola. As atividades de voluntariado variam com estudantes que auxiliam na monitoria e manutenção em contraturno, monitores/pais/professores auxiliam no reforço escolar; acontecem oficinas de teatro, badminton, coral, vôlei entre outras atividades que envolvem cuidado, manutenção e preservação do ambiente escolar. 

Para a gestora escolar, Luciana Medeiros Gomes Raulino, o certificado é um reconhecimento de todo o trabalho que integra estudantes e professores e sociedade no geral, proporcionando um sentimento de pertencimento e cuidado no ambiente escolar. “Esse prêmio, reflete a importância de ter a comunidade envolvida com as atividades e necessidades da escola. Compartilhamos um sentimento de gratidão e de pertencimento que aflora o cuidado e a responsabilidade com o patrimônio público” enfatiza. 

A EEB Ildefonso Linhares, localizada em Florianópolis, também recebeu o certificado, com o projeto “Galeria de Alunos Destaques”. Já a EEB Cívico Militar Joaquim Ramos, de Criciúma, foi selecionada com a boa prática “Projeto Vivências”. 

Saiba mais sobre o PECIM

O Programa Nacional das Escolas Cívico Militares/PECIM é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com  a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares. 

O programa foi instituído por meio do decreto federal nº 10.004 de 05 de setembro de 2019 que pretende promover a melhoria na qualidade da Educação Básica. Atualmente, Santa Catarina possui nove unidades estaduais com o modelo e, devido aos resultados e aceitação pelas famílias, a Secretaria estuda, em conjunto com a Polícia Militar, a criação de um programa estadual de Escolas Cívico-Militares.