Trabalhos da E.E Vilmar Vieira Matos são vencedores na FECIGRAN

Feira de Ciências

14.10.2019

Campo Grande (MS) - Estudantes da Escola Estadual Vilmar Vieira Matos, em Dourados-MS, participaram, nos dias 03 e 04 de outubro, da Feira de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (FECIGRAN). A edição 2019 teve como tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, seguindo a temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

Os trabalhos foram avaliados por comissões formadas por professores e pesquisadores de universidades, institutos federais, escolas públicas e privadas, instituições de pesquisa e demais órgãos públicos. Foram premiados trabalhos nas categorias nível médio/técnico integrado e nível fundamental, além de melhores pôster/banner, maquete/protótipo, apresentação oral, relatório, e projeto na categoria nível médio/técnico. 

A Escola Vilmar teve como representantes a professora Juliane Martins, juntamente com estudantes Laura e Camille, que apresentaram um projeto na área de ciências biológicas, com o título:” Investigando o potencial alelopático de substratos de folhas secas de Mangifera indica” .

Sob coordenação da professora Drª Erica Cristina, as estudantes Jamilly e Eduarda, do 2º ano do Ensino Médio, que apresentaram dois trabalhos na área de ciências exatas e tecnologias, com título: Avaliação Da Acidez Do Leite Bovino Utilizando Extratos Naturais De: Repolho Roxo, Beterraba, Jabuticaba, Cebola Roxa E Bananeira eAvaliação Da Acidez Do Leite Bovino Utilizando Extratos Naturais: Amora, Ameixa Preta, Hibisco E Uva.

Na premiação dos trabalhos na área de ciências exatas e tecnologias, os dois trabalhos coordenados pela professora Erica receberam medalha de prata e medalha de ouro, ou seja, sendo o melhor trabalho da área apresentado na feira.

Emocionadas, docente e estudantes, mencionaram sobre a premiação “ no ano de 2018 nós viemos a FECIGRAN e fomos premiadas em 3º lugar, esse ano finalizamos o projeto e conseguimos o prêmio máximo de melhor trabalho na feira, um em primeiro lugar e o outro em segundo lugar, estou muito feliz pelo reconhecimento do nosso trabalho e por ter mostrado uma visão científica a minhas estudantes de iniciação científica, elas apresentaram muito bem, foram elogiadas e dedicadas integralmente ao projeto, quero agradecer ao CNPq pela bolsa de iniciação cientifica junior e a escola Vilmar onde foi desenvolvido todo o trabalho ”, finalizou a professora.

Texto: Adersino Junior – Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul