Trabalhos da Comissão Especial de Inventário são encerrados em Ariquemes

Rondônia

02.07.2024

O auditório da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Heitor Villa Lobos, em Ariquemes, foi palco do encerramento dos trabalhos da Comissão Especial de Inventário, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), na sexta-feira (28). Instituída pela Portaria nº 1.022, de 18 de janeiro de 2024, a comissão está realizando o Inventário Físico-Financeiro do exercício de 2024 nas escolas da Rede Pública Estadual de Ensino, sob jurisdição da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Ariquemes.

A ação tem como meta abranger todo o acervo patrimonial da Seduc, e finalizar a empreitada em todas as 408 unidades escolares até o final de novembro de 2024. Até o presente momento, a comissão especial de inventário concluiu os trabalhos em 170 unidades escolares, alcançando um percentual aproximado de 41,87%.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a regularização patrimonial é fundamental para garantir a transparência administrativa e a eficiência na gestão dos recursos públicos.

TRANSPARÊNCIA ADMINISTRATIVA

Durante o evento, técnicos da Seduc apresentaram o Guia de Baixa e Desfazimento e o Guia de Transferências Internas de bens móveis, ambos desenvolvidos para padronizar e simplificar os procedimentos relacionados aos bens patrimoniais. A iniciativa visa reforçar a capacitação oferecida pelo Sistema AVA, ambiente de aprendizagem composto por um conjunto de ferramentas destinadas ao aprimoramento da experiência de ensino, e conscientizar os gestores escolares sobre a importância da padronização dos fluxos.

Segundo a secretária-executiva da Seduc, Marta Costa a regularização patrimonial é um pilar da transparência administrativa do governo. “Com essas ferramentas, buscamos aprimorar a gestão e assegurar que os bens públicos sejam utilizados de maneira eficiente,”ressaltou