Torneio Virtual de Química tem participação do CEAM/AHS

Torneio de Química

05.08.2021

Campo Grande (MS) - O Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/ Superdotação - CEAM/AHS, vinculado à Coordenadoria de Políticas para a Educação Especial - COPESP, participa no dia 08 de agosto do Torneio Virtual de Química (TVQ) da UNICAMP.

O Torneio Virtual de Química (TVQ) é um projeto de extensão universitária, desenvolvido integralmente por estudantes de graduação em Química da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), sob a coordenação da Profa. Dra. Regina Buffon, do Instituto de Química (IQ). Poderão realizar o TVQ de 2021, quaisquer estudantes regularmente matriculados no 9° ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Técnico.

O projeto tem como objetivo estimular o interesse dos jovens pelas Ciências Naturais, especialmente a Química, por meio do incentivo ao trabalho em equipe, ao estudo de excelência e ao desenvolvimento das capacidades de raciocínio e de pesquisa bibliográfica dos estudantes, visando ainda um maior estreitamento na relação com seus professores. Busca-se, também, com esses incentivos, proporcionar maior aproximação entre o Ensino Médio e o Ensino Superior brasileiros, de modo a auxiliar os participantes no ingresso ao meio universitário.

O Torneio Virtual de Química (TVQ) é dividido em 3 (três) fases. A 1ª fase terá início no dia 8 de agosto de 2021, onde será disponibilizada uma lista de 20 questões. Cada uma delas apresentará 4 (quatro) itens, que deverão ser assinalados como verdadeiro ou falso. Essa etapa terá duração de 21 dias e a data final será no dia 28 de agosto de 2021.

O Centro participará na 1ª fase com 6 (seis) estudantes do Atendimento Educacional Especializado - AEE em Química, orientados pela Prof. Dr. Ana Paula Floriano Santos, onde são desenvolvidas habilidades de Química e aplicações práticas com experimentação, divulgação científica e estudo de casos.

A gerente pedagógica do CEAM/AHS, Eliane Morais Fraulob reitera que “os torneios Científicos voltadas para Química são significativos para intensificar pesquisas e desafios gerados por essa área, que estimula a paixão pela Química, contribuem para destacar o Currículo do estudante e potencializa o aprendizado, para que possa ser aplicado nas diversas áreas do conhecimento”.

Texto: Adersino Junior - Secretaria de Educação de MS