Torneio de tecnologia irá selecionar alunos e professores da Rede Estadual para intercâmbio nos EUA em 2024

Piaui

26.10.2023

Com o intuito de aproximar os estudantes da Rede Estadual Pública de Ensino das melhores experiências em tecnologia do mundo, a Secretaria da Educação do Piauí (Seduc) prevê a divulgação de um Edital que irá selecionar estudantes para uma imersão na escola de Ensino Técnico e Profissional Worcester Technical High School (WTHS), localizada na capital de Massachusetts, Boston, nos Estados Unidos (EUA).

Nesta quinta-feira (26), o Secretário da Educação, Washington Bandeira, esteve reunido com os Superintendentes Paulo Henrique Pinheiro e Rodrigo Torres para alinhar a execução de um cronograma para a seleção dos estudantes. A previsão é que o Edital seja divulgado em fevereiro e o resultado final da competição em abril de 2024.

A proposta é de promover um Hackathon, ou seja, um torneio de tecnologia com os estudantes matriculados no Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas com Ênfase em Inteligência Artificial (AI), que é ofertado em 190 escolas da Rede atualmente. O evento vai reunir programadores, designers e alunos para uma maratona de programação, cujo objetivo é desenvolver um software ou solução tecnológica que atenda a um fim específico.

As duas melhores equipes da competição farão um intensivo de três meses na Língua Inglesa e, em seguida, irão participar de uma imersão em tecnologia na escola norte-americana Worcester Technical High School. A Seduc irá custear todas as despesas do intercâmbio para estudantes e professores. 

A parceria entre a escola técnica dos EUA e a Seduc foi firmada no último mês de agosto, quando o Governador do Piauí, Rafael Fonteles, e o Secretário Washington Bandeira visitaram o país estadunidense. De acordo com Bandeira, a WTHS será uma importante fonte de práticas para o fortalecimento do ensino técnico de nível médio no Piauí.

“Vamos realizar uma competição tecnológica entre os nossos alunos e selecionaremos os melhores para o intercâmbio nos Estados Unidos. O torneio vai englobar programação, tecnologia e empreendedorismo. A ideia é fortalecer o aprendizado em programação, área que é essencial para a computação e a tecnologia da informação”, comenta Washington Bandeira.