Tocantins tem estudantes classificados para a semifinal da 14ª Olimpíada Nacional de História do Brasil

Tocantins

07.06.2022

Odenice Rocha/Governo do Tocantins

O Centro de Ensino Médio Presidente Castelo Branco – Escola Jovem em Ação, de Colinas de Tocantins, está entre as cinco unidades escolares do Estado classificadas para a semifinal da 14ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Promovido pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), de São Paulo (SP), o projeto é voltado para estudantes e professores de escolas públicas e particulares de todo o país. 

A equipe da unidade de ensino de Colinas é formada pelas estudantes, Luana Alves Barros, Gabriela Souza Costa, Geovanna Kellen de Lima Ribeiro, do Ensino Médio, e pela professora orientadora, Jesmary Dantas Macedo.

Para o grupo de estudantes, está sendo desafiador e entusiasmante participar da Olimpíada pela primeira vez. “Com a participação no evento, tivemos a oportunidade de conhecer melhor histórias do Brasil que não eram repassadas no dia a dia da rotina escolar, com assuntos atuais e abordagens que trazem reflexões. Chegar tão longe, à semifinal da Olimpíada, foi muito importante para o nosso aprendizado”, ressaltou Luana Alves Barros. 

A professora orientadora, Jesmary Dantas Macedo, conta que foram realizadas diversas atividades orientadas na preparação das estudantes. “Foram, em média, seis semanas de encontros com as alunas, repassando tarefas e atividades diárias com foco nos assuntos abordados na Olimpíada. Esperamos que esses momentos de estudos possam despertar nas estudantes o fascínio pela história do Brasil”, reforça Jesmary Dantas.

A 14ª edição da Olimpíada contou, na primeira fase da competição, com 189 equipes representando o Tocantins e 18 mil dos demais estados brasileiros. Ao todo, foram realizadas seis fases on-line com questões de múltipla escolha e realizações de tarefas. A previsão é que a final seja realizada de forma presencial, na Unicamp, em Campinas (SP), nos dias 20 e 21 de agosto.