Tocantins
23.04.2025Neste ano, houve um recorde de inscritos na 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), são 18.617.336 inscritos no Brasil, um aumento de 118.627 em relação a 2024, com 57.222 escolas em todo o país, 706 a mais que o ano anterior, em 5.566 municípios. No Tocantins, foram 180.635 estudantes inscritos representando os 139 municípios, em 710 escolas de todas as redes. Das unidades de ensino estaduais, são 136.722 alunos, de 405 escolas.
A prova da primeira fase está marcada para ser realizada no dia 3 de junho e a segunda será no dia 25 de outubro. Os estudantes que obtiverem um bom desempenho na olimpíada poderão receber medalhas de ouro, prata, bronze e certificado de menção honrosa.
Entre as vantagens para os estudantes que participam da Obmep está a concessão de uma bolsa de estudos ofertada pelo Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), no valor de R$ 300,00, concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), para quem for medalhista.
Neste ano, a Comissão Organizadora distribuirá 8.450 medalhas, sendo 650 de ouro, 1.950 de prata, 5.850 de bronze e 51 mil certificados de menção honrosa. Também haverá premiação para os estudantes que apresentarem bom desempenho nos estados.
Premiação de 2024
Na 19ª edição, o Tocantins contou com dois estudantes medalhistas de ouro, 5 medalhas de prata e 26 medalhas de bronze.
Experiência que vale prêmios
O professor Jariomar de Araújo Sobrinho realiza um importante trabalho incentivando os estudantes a participarem da olimpíada. Ele é um dos professores premiados na Obmep e contribui para a preparação dos alunos por meio das aulas do PIC, com conteúdos mais avançados e voltados para o estilo das questões da olimpíada.
O professor trabalha na Escola Municipal de Campo Senador João Ribeiro e no Colégio Estadual Archangela Milhomem, em Couto Magalhães. A primeira escola ganhou visibilidade com as premiações na Obmep. No ano passado, os estudantes Warley da Costa Silva e Diogo Veras Gomes conquistaram medalhas de prata.
E do Colégio Estadual Archangela Milhomem, os estudantes Maria Fernanda de Oliveira Milhomem e João Vitor Cordeliquo de Aristeu conquistaram medalhas de bronze.
Jariomar esclareceu que é de extrema importância incentivar os estudantes a participarem da Obmep. “A olimpíada é uma oportunidade valiosa para desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento crítico e despertar o interesse dos alunos pela matemática de forma mais desafiadora e significativa. Muitos alunos passam a enxergar a matemática com outros olhos e descobrem talentos que talvez jamais tivessem sido revelados em um contexto tradicional de sala de aula”, frisou.
Edição: Ana Luiza da Silva Dias/Governo do Tocantins
Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins
Joselia de Lima/Governo do Tocantins