Tocantins garante mais 24 medalhas e três records nacionais nas Paralimpíadas Escolares

Tocantins

02.09.2023

O primeiro dia de setembro de 2023 foi de muitas conquistas para o Tocantins. Os paratletas do Estado conquistaram mais  20 medalhas e três atletas quebraram recordes nacionais nas Paralimpíadas Escolares que foram realizadas em Brasília.

Os paratletas das escolas de Araguaína somaram mais quatro medalhas: Maria de Lurdes Coelho Morais, foi ouro nos 400m e no arremesso de peso; Vitória Araújo Santos foi prata nos 400 metros; Ramom Gonçalves da Silva, prata no salto em distância e Igor foi Bronze nos 250.

Felipe de Sousa Rocha, foi  ouro (T44) na   prova de 250m. Clara Lopes, de Porto Nacional, foi 1°lugar Arremesso de peso.

Outros quatro atletas de  Araguanã também garantiram medalhas nas competições de sexta-feira: Heitor prata no Lançamento de Pelota; Alexsandro ouro no Lançamento de Disco; Hentony Santos, ouro nos 400m e Iure Lima prata nos 400m.

De Palmas, Jakeline Pereira, conquistou mais um ouro. Dessa vez, no lançamento de dardo. Humberto Gabriel, foi ouro no lançamento de pelota e Marcos Paulo  foi campeão no lançamento da pelota F21.

Alexandre dos Santos, de Pau Darco, e Vitória Castro, de Itapiratins, também foram medalhistas no lançamento de disco e  arremesso de peso, respectivamente. Valtemir Almeida, de Dianópolis, foi campeão dos 400m T43. Renan Fernandes ficou com o primeiro lugar no arremesso de Peso e segundo lugar do Salto em Distância T20.

Recordistas

Além das medalhas conquistadas, três atletas do Estado se destacaram ao quebrar records nacionais. Hentony Carvalho fez o tempo de 00:51:63, na prova dos 400m (T47).

Evelyn de Sousa Alves, aluna da Escola Estadual Maria dos Reis, foi ouro no lançamento de pelota  (F35) e superou a própria marca com 13.51 e é a nova recordista escolar.

Edivaneide Silva dos Santos, conquistou a  medalha de ouro nos 150m com a marca de. Ela é a nova recordista brasileira.

Mais medalhas

Jesionita Apinajé foi ouro nos 250m e  no arremesso de peso. Danilo Apinajé  ficou com a  prata nos 400m. Felipe de Sousa Rocha, 1º lugar na corrida de 250 metros classe T44; Pedro Henrique Sarges, 2º lugar no lançamento de disco, classe f 13; Ana Caroline, 3º lugar no salto em distância, classe t20.

Na natação, Maria Flávia garantiu 1°lugar nos 50m costas e 
Bruno Gabriel, o  2° lugar nos 100m costas.

 

Núbia Daiana Mota/ Governo do Tocantins