Tocantins define propostas e elege delegados que irão representar o estado na Conferência Nacional de Educação em novembro

Tocantins

29.06.2022

Definição de propostas que integrarão o Plano Nacional de Educação (PNE) na década 2024-2034 e eleição de 11 delegados regionais marcaram o encerramento da etapa estadual da IV Conferência Nacional de Educação (Conae), nesta quarta-feira, 29. Promovido pelo Fórum Estadual da Educação, o evento reuniu mais 400 educadores e representantes da sociedade civil entre os dias 27 e 29 de junho, no auditório da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas.

A Conae é um espaço democrático articulado entre poder público, sociedade e profissionais da educação para promover melhorias na área educacional brasileira. Nas fases municipais da Conferência no Tocantins, os 210 delegados eleitos elaboraram propostas adequadas aos eixos temáticos pré-definidos. 

Esses representantes locais trouxeram suas sugestões para a etapa estadual, onde construíram coletivamente o texto-base que será levado para a Conae nacional, prevista para ocorrer em novembro de 2022, em Brasília-DF. A proposta final do documento será transformada em projeto de Lei do Plano Nacional da Educação (PNE), o qual norteará as políticas públicas na educação durante dez anos em todo o Brasil. 

A coordenadora do Fórum Estadual de Educação, Sandra Franklin, explicou que, em geral, as pessoas que estiveram no evento fazem parte de movimentos organizados em suas cidades. “As políticas públicas de educação são construídas por meio de um fórum permanente de debates que existe em níveis local, regional e nacional. Este ano, a mobilização dos participantes foi intensa, o que demostra o engajamento para fortalecer a educação”, afirmou.

Professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT/Arraias), Aline Fagner de Carvalho, foi eleita delegada (categoria Educação Superior) para representar o Tocantins na etapa nacional da Conae. “Como delegada, terei a oportunidade de levar as demandas, as pautas e as urgências do Tocantins ao cenário nacional. Será a continuação de um trabalho que vem sendo desenvolvido durante anos”, destacou.

O professor e coordenador o Fórum Municipal de Educação em Gurupi, Ricardo Pereira de Oliveira, também foi eleito como delegado para Conae 2022 (categoria Educação Básica). “Quem faz educação está sempre em busca de melhorias. É lógico que pensamos em avanços para os professores, mas isso se reflete diretamente na qualidade do ensino para os alunos”, esclarece, lembrando que vai atuar para que os interesses da educação básica sejam defendidos e que haja um olhar mais atencioso para este segmento tão importante. 

Delegados Eleitos 

Os 11 delegados regionais são profissionais vinculados à redes de educação básica, superior e profissionalizante.  Os nomes foram escolhidos por meio de votação entre os delegados municipais inscritos na IV Conae regional. Os eleitos participarão da etapa nacional entre os dias 23 e 25 de novembro de 2022. Veja abaixo os nomes dos representantes: 

Educação Básica - Sebastião Mendes (Guaraí), Ricardo Pereira (Gurupi), Santana Simão (Filadélfia), Robson Vila Nova Lopes (Palmas), Antônia Rita Monteiro (Xambioá), Márcia Alencar (Paraíso do Tocantins)

Educação Superior - Luciene Alves Pereira (Paraíso), Ariel Elias do Nascimento (Porto Nacional) e Aline Fagner de Carvalho (Arraias)

Educação profissional - Lucinalva Ferreira (Araguatins) e Joana D'arc Alves dos Santos (Palmas)

Cristiano Viana/Governo do Tocantins