Tocantins
15.09.2025A Secretaria de Estado da Educação do Tocantins (Seduc) participou do Seminário Nacional da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – 1º ano do Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos. O evento, realizado de 9 a 11 de setembro, em Brasília (DF), reuniu representantes de todo o país e se consolidou como um espaço de diálogo e fortalecimento de políticas públicas voltadas à EJA.
O Tocantins aderiu ao Pacto Nacional, em 2024, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Desde então, o Estado tem implementado ações estratégicas para ampliar e qualificar a oferta da modalidade, com foco na melhoria dos indicadores de alfabetização e escolaridade.
Representaram o Tocantins no encontro a diretora de Modalidades Educacionais da Seduc e coordenadora estadual do Pacto/Consed, Lorena Santos da Silva; Ana Luíza de Souza Amorim, da Coordenação do Pacto/Undime; Rosângela Rodrigues da Silva Moura, articuladora CampEJA/Consed; e Cláudio Ribeiro de Souza, articulador CampEJA/Undime.
Lorena Santos destacou que a delegação tocantinense apresentou no seminário as formações e os trabalhos conduzidos pelos formadores regionais das 13 Superintendências Regionais de Educação do Tocantins “dentre outras ações que têm garantido a oferta e o fortalecimento da EJA, bem como iniciativas de busca ativa de estudantes, assegurando acesso e permanência escolar”.
Um dos destaques do Pacto EJA é a realização dos Círculos de Cultura, encontros formativos presenciais e virtuais oferecidos pelo Instituto Federal Farroupilha (IFFAR). Inspirados na metodologia libertadora de Paulo Freire, eles têm capacitado professores e coordenadores pedagógicos da modalidade com novas ferramentas e práticas pedagógicas. Atualmente, 71,4% dos docentes da EJA no Tocantins participam das formações – são 1.236 dos 1.732 professores em atuação.
Resultados
O impacto do programa no Estado já pode ser medido. Em 2025, o Tocantins registrou um aumento de 33,5% na oferta da EJA em comparação a 2024. Atualmente, a modalidade está presente em 114 municípios, com a meta de alcançar todas as cidades tocantinenses nos próximos anos.
Pacto EJA
Instituído pelo Decreto nº 12.048/2024, o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos é uma política pública construída de forma colaborativa pelo Ministério da Educação (MEC) em conjunto com estados, municípios e o Distrito Federal. Entre os objetivos estão: superar o analfabetismo, elevar a escolaridade, ampliar a oferta de matrículas, atender estudantes privados de liberdade e integrar a EJA à educação profissional.
Revisão Textual: Liliane de Oliveira/Governo do Tocantins
Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins