Time de estudantes-atletas da rede de ensino estadual chega na China para Campeonato Mundial Escolar de Futebol

Tocantins

17.05.2024

O desporto escolar do Tocantins continua se destacando e realizando sonhos de jovens tocantinenses. O time de futebol feminino sub-18 do Colégio Cívico-Militar Domingos da Cruz Machado, de Araguaína, composto por 18 estudantes, já se encontra em Dalian, na China, para o campeonato Mundial Escolar de Futebol, o ISF WSC Football 2024. A competição organizada pela Federação Internacional de Esporte Escolar acontece entre os dias 17 e 27 de maio.

Nesta sexta-feira, 17, o time brasileiro já deu início aos primeiros treinamentos, para o jogo de estreia da seleção, que será no próximo domingo, 19. Foram convocadas para compor a equipe, estudantes-atletas de diversos estados do país, que residem em Araguaína. 

As atletas tocantinenses foram convocadas pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), e contam com o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O Brasil, que conta também com um time de futebol masculino do Amapá, está no grupo C da competição, junto com as seleções da Uganda, República Tcheca, Canadá e Nigéria.

O secretário Executivo da Seduc, Edinho Fernandes, está acompanhando o treinamento da equipe e ressalta que estão preparadas para o campeonato. “Nós estamos confiando que vamos fazer valer o futebol brasileiro aqui nesse Mundial da China. Nosso time feminino é muito forte, reunimos o que há de melhor no Brasil no futebol feminino. Temos uma seleção brasileira formada por estudantes de 10 estados do país, hoje todas moram em Araguaína e estudam no Cívico-Militar Domingos da Cruz Machado”.

O treinador do time, Paulo Sérgio Benedito, conta que recebeu a notícia do próprio Secretário Executivo da Educação, Edinho Fernandes. “Ele me ligou pra informar que nós teríamos uma viagem pra China, e que era pra eu preparar o time, montar uma seleção brasileira e foi o que fizemos.  Montamos esse time que está aqui hoje, firme e forte, pra levar esse resultado ao nosso Tocantins e para o Brasil”. 

Adaptação e resiliência 

Segundo o professor, a diferença de fuso horário tem sido um desafio para todos, mas nada que as atletas não consigam se adaptar. “Elas estão preparadas para os primeiros jogos, psicologicamente e em nível técnico também. Estamos do outro lado do mundo, procuramos fazer com que elas se adaptem o mais rápido possível, fazendo os trabalhos físicos, caminhadas para que elas possam se acostumar com o horário invertido, mas acredito que a gente possa, sim, fazer um bom campeonato”, pontuou. 

A estudante e atacante do time feminino, Adriany Soraia, revela que estava no estado do Pará quando recebeu o convite para jogar o Mundial na China. “Foi uma notícia inesperada e uma sensação inexplicável. Estou com muitas expectativas, espero que possamos fazer bons jogos, a gente treinou e se dedicou para isso. Estamos focadas e determinadas para que possamos chegar a uma final e levar a taça para o Brasil e para o Tocantins”. 

“O sentimento, a sensação de estar em outro país, de estar em um lugar que nem nos seus maiores sonhos imaginaria conseguir chegar é incrível. Estar aqui hoje é uma sensação que não tem explicação”, disse a atleta. 

 

Destaque Internacional

O desporto tocantinense já está se acostumando com os carimbos no passaporte. Em 2023, após serem destaque no Campeonato Brasileiro Escolar, realizado em Palmas, em abril de 2023, o time de futsal feminino do Colégio Estadual Guilherme Dourado, de Araguaína, foi convocado para o Campeonato Mundial de Futsal Escolar Feminino, que aconteceu em Belgrado, na Sérvia, onde colocou o Tocantins em evidência no cenário internacional, conquistando o 2º lugar.

 

Gabriela Rossi/Governo do Tocantins

Edição: Marcos Miranda/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Ruthy Soares Borges/Governo do Tocantins