Maratona Unicef Samsung
25.05.2018Esta sexta-feira (25), é o último dia de inscrições para a Maratona Unicef Samsung Tecnologias Móveis nas Escolas. Trata-se de uma maratona de programação e tecnologia para criar aplicativos educacionais, desenvolvida em parceria com a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX), por meio do programa Brasil Mais TI. A iniciativa terá desdobramentos ao longo do ano.
A maratona busca reunir programadores, designers, desenvolvedores, estudantes, professores e inventores para que desenvolvam protótipos de aplicativos que sejam úteis na sala de aula e promovam a inovação e a aprendizagem. A Samsung atua como mentora do projeto, oferecendo apoio e conhecimento para que as ideias selecionadas sejam desenvolvidas. Já o UNICEF e parceiros, como o Ministério da Educação e o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), são responsáveis pelo apoio pedagógico às equipes.
“Estimular projetos inovadores com uso de tecnologias para educação tem sido um dos pilares da responsabilidade social da Samsung e esta parceria com o UNICEF nos inspira a desenvolver mais soluções e produtos que possam ser utilizados como ferramentas de transformação social”, afirma Isabel Costa, gerente de cidadania corporativa da Samsung Brasil.
“Hoje, no Brasil, cerca de três em cada dez estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio têm dois ou mais anos de atraso escolar. Reverter esse quadro passa, necessariamente, pelo envolvimento de crianças e adolescentes na busca por soluções para os desafios da sala de aula. Ao lançar essa maratona, que une estudantes e especialistas em tecnologia para criar aplicativos que contribuam com o sucesso escolar, o UNICEF e a Samsung firmam seu compromisso pelo direito de aprender”, afirma Ítalo Dutra, chefe de educação do UNICEF no Brasil.
Inscrições e outras etapas
Equipes formadas por cinco integrantes poderão realizar a inscrição por meio do site maratona.brasilmaisti.com.br, onde também está disponível o regulamento. Encerrado o período de adesão, a maratona será dividida em três fases.
Na primeira fase, que ocorre de 26 de maio a 11 de junho, as propostas inscritas serão avaliadas pela comissão julgadora. O resultado dessa etapa e as 32 equipes selecionadas para seguir na maratona serão divulgados no dia 12 de junho.
Já na segunda fase, de 12 de junho a 31 de julho, os selecionados desenvolverão os aplicativos propostos, com sessões de tira-dúvidas e mentoria online técnica e pedagógica durante todo o mês de julho. Ainda nessa segunda etapa, os protótipos de aplicativos passarão por teste nas escolas do dia 1º a 30 de agosto.
Por fim, a terceira etapa contemplará uma cerimônia de certificação e entrega da bolsa de benefício para cada participante na semana de 24 a 28 de setembro, em local a ser definido.