Tempo Integral: práticas existosas são compartilhadas durante Educa+ Café

Sergipe

20.11.2019

Em mais uma edição do Educa+ Café, realizado pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Núcleo Gestor de Educação em Tempo Integral (NGETI), a equipe gestora e os estudantes se reuniram no auditório da Faculdade Estácio, em Aracaju, para compartilhar as práticas exitosas desenvolvidas durante o ano letivo nos 41 Centros de Excelência que ofertam o Ensino Médio em Tempo Integral. 

Para a coordenadora geral do NGETI, Emanoela Ramos, é na escola que gestores, professores e alunos encontram a resolução para eventuais inconsistências. "Eles estão na rotina e acabam criando as soluções para os problemas, utilizando isso no planejamento estratégico e trabalhando o ciclo contínuo de melhoria. Esse evento é para dar vasão e mostrar as boas práticas", concluiu. 

O segundo dia do evento concentrou diretores, coordenadores pedagógicos, coordenadores administrativo-financeiros e estudantes em uma espécie de intercâmbio, com o propósito de compartilhar e conhecer outras práticas que ocorreram nas unidades de ensino. Dois jovens formadores de cada centro de excelência representaram os demais colegas, a fim de comprovar, sobretudo, a cogestão escolar exercida sob a ótica do protagonismo juvenil. 

"Os jovens não estão na escola para ser apenas um depósito de conhecimento; eles estão aqui exatamente para mostrar o quanto trazem soluções em suas ações. Eles acabam protagonizando dentro da escola de maneira significativa quando encontram espaço", afirmou Jociela Barbosa, assessora do Departamento de Educação (DED/Seduc). 

O Educa+ Café reservou uma série de oficinas para os gestores, entre as quais, a oficina sobre orientação para a instalação de novas salas temáticas nas unidades de ensino em 2020, ministrada pelo coordenador de Gestão do NGETI, Rodrigo Araújo. As salas temáticas são espaços onde as aulas ocorrem com uma dinâmica diferente. A ideia é que os estudantes passem a circular entre uma aula e outra mudando de ambiente e encontrando um local mais adequado de acordo com a disciplina que irá estudar.

Um Fórum de Estudantes também foi realizado concomitantemente às oficinas. Os jovens se reuniram para debater e demandar ações por parte da Seduc. Eles redigiram uma carta para o secretário Josué Modesto dos Passos Subrinho, com reivindicações, desabafos e um histórico sobre a luta estudantil em torno das melhorias a serem efetuadas nas unidades em que eles estudam. 

A jovem Vitória Bomfim, aluna do 2º ano do Centro de Excelência Dom Luciano Cabral Duarte, localizado no bairro São José, em Aracaju, explica que a carta convoca a Secretaria de Educação para agregar ferramentas que oportunizem o andamento das ações protagonizadas pelos estudantes.

Kemmilly Reis veio de Simão Dias para aprender e influenciar outras pessoas a se tornarem protagonistas no espaço onde atuam na condição de estudantes. Aluna do Centro de Excelência Dr. Milton Dortas, ela conheceu o relato de estudantes que ajudaram a organizar a biblioteca da escola e proporcionaram à comunidade escolar um espaço mais convidativo e agradável para a leitura. 

Práticas exitosas 

Durante o período da manhã, os gestores se separam em quatro turmas para apresentar as experiências de sucesso executadas nos centros de excelência. Destas, as mais expressivas, com resultados mensuráveis, foram simbolicamente premiadas. O objetivo é fortalecer a gestão das escolas com o intercâmbio de ideias e ações articuladas em parceria com os estudantes. 

Busca ativa e correção de fluxo

No Centro de Excelência Dr. Edélzio Vieira de Melo, em Santa Rosa de Lima, os alunos instigaram o diretor da unidade para o monitoramento de frequência, nome dado à prática exitosa. Os líderes de classe, juntamente com a equipe gestora, produziram uma planilha no Excel com o propósito de acompanhar a frequência dos colegas. Com as planilhas em punho, cada líder de classe aguarda até às 7h45 para observar quem faltou. Depois de serem identificados, os jovens entram em contato via telefone para compreender a ausência ou o atraso. No entanto, a partir da segunda falta injustificada, a equipe gestora realiza a busca ativa indo até a casa do aluno. 

O diretor da unidade, Almir Pinto, expressa a alegria dos resultados alcançados. A correção de fluxo passou a acontecer na unidade a partir das metas 4 e 5 preestabelecidas no plano estratégico de ação do centro. Com o monitoramento, foram verificados que dos 5% das faltas injustificadas, apenas 1% dos alunos continua faltando esporadicamente; e dos 12% de atrasos injustificados, somente 2% persistem em chegar após o horário estipulado. 

Cardápio da merenda programado

Outra experiência bastante aceita entre os estudantes do Centro de Excelência Professor Paulo Freire, situado no bairro Industrial, em Aracaju, intitulada Criatividade na cozinha, foi apresentada pela coordenadora administrativo-financeira, Francisquinnha Souza. Ela contou aos colegas gestores que uma vez por semana, ao lado dos líderes de classe, frequenta a dispensa da cozinha para programar o cardápio. 

Um dos problemas apontados pelos alunos sobre alimentação escolar é a repetição. Para muitos, a carne moída, por exemplo, não é um alimento completamente aceito, porém, alguns pratos foram modificados. Agora, os estudantes têm à disposição um cardápio variado utilizando a mesma proteína e os alimentos encontrados na despensa. Segundo Francisquinha, foram criadas algumas receitas simples: fricassê, torta, escondidinho, rolinho de repolho e almôndegas. Todas as receitas levam a carne moída anteriormente rejeitada pelos alunos. 

Ainda de acordo com Francisquinha, após mensurar a aceitação, por meio de questionário, 98% dos estudantes ficaram satisfeitos com a diversificação do cardápio. Para ela, a prática é replicável e fácil de ser executada em outras unidades de ensino. Além das experiências apresentadas pelos gestores Almir e Francisquinha, mais duas práticas exitosas foram destaques: "Aula Invertida", do Centro de Excelência Santos Dumont, em Aracaju; e "Foco na Iniciação Científica", do Centro de Excelência Dom Juvêncio, em Canindé do São Francisco. 

Ao final, foram sorteados brindes, e o Centro de Excelência Dr. Edélzio Vieira de Melo, também indicado entre as práticas exitosas, foi contemplado com um notebook.