Tema de Redação do Enem foi abordado por professoras do Canal Educação

Piaui

06.11.2023

A proposta do tema de Redação exigida no Exame Nacional do Ensino Médio, realizado na tarde desse domingo (5) para estudantes de todo o Brasil, foi um dos assuntos trabalhados nas aulas do Projeto de Vida, promovidas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e ministradas por professoras do Canal Educação. 

Trazendo a temática "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, os participantes tiveram que produzir um texto dissertativo-argumentativo de, no máximo, 30 linhas sobre o assunto. 

O tema foi um dos trabalhados durante as aulas das professoras Keuri Campelo e Hamanda Soares, nas aulas do Projeto de Vida e de Ciências Humanas, que abordam assuntos sobre a valorização cultural, da diversidade e do exercício da cidadania. 

A professora da área de Ciências Humanas, Keuri Campelo, destaca que o tema proposto no exame é algo fundamental para que os estudantes entendam a realidade em que vivem. “O tema adverte para entender que o trabalho doméstico e de cuidado recai, na maioria das vezes, sobre mulheres e meninas ao redor do mundo. Esse tipo de atividade é conhecida como "trabalho invisível" pois não é remunerado, mas na sociedade em que vivemos espera-se que as mulheres realizem essa função. É um tema que podemos abordar, então, dentro da noção de Cidadania. Conscientizar os alunos de seus direitos e deveres”, explica a professora. 

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, explica que as aulas ministradas pelos professores da Seduc abordaram, ao longo do ano, diversos temas que poderiam cair no Enem para deixar os estudantes ainda mais preparados. “Isso é fruto de um trabalho intenso realizado no dia a dia para os nossos estudantes. O Canal Educação se organizou nas aulas do Projeto de Vida para a abordagem desse tema e de vários outros que tinham chances de cair na prova”, declarou o secretário.