TECNOLOGIA NAS ESCOLAS: Professores dos laboratórios de informática participam de oficina pedagógica

Roraima

13.06.2019

Por : Mágida Azulay Khatab 

Fotos: Ascom/Seed

Ensino Híbrido, Aprendizagem Adaptativa, Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), Recursos Educacionais Digitais (RED). Estas são algumas das metodologias e ferramentas que estão sendo apresentadas aos professores orientadores de tecnologia que atuam nos laboratórios de informática das escolas da rede estadual de ensino, durante a oficina pedagógica.

O encontro ocorre nesta quinta-feira (13), durante todo o dia na Escola Estadual Diva Lima, localizada no bairro São Francisco, no centro da Capital Boa Vista. A oficina é coordenada pela Gerência de Tecnologia da Informação e Comunicação da Seed (Secretaria de Educação e Desporto).

Os laboratórios de informática das escolas são um recurso a mais que está à disposição do professor para dinamizar as aulas e apresentar os conteúdos aos estudantes de forma mais atrativa.

“O professor orientador de tecnologia do laboratório de informática deve ser o dinamizador das ações pedagógicas realizadas neste ambiente, contribuindo para que o processo de ensino aprendizagem mediada pelas tecnologias realmente aconteça”, destacou Samuel Castro, gerente de tecnologia e informação da Seed.

Participam da oficina pedagógica 70 professores que atuam nas unidades de ensino da Capital. Durante o encontro, os orientadores de tecnologias irão conhecer 11 ferramentas e metodologias que podem ser aplicadas nos laboratórios.

Entre essas metodologias está, por exemplo, o Ensino Híbrido, um modelo que mescla o ensino em sala de aula com o estudo autônomo do aluno por meio de tecnologias digitais. É a chamada “Sala de aula invertida”.

Ou seja, o aluno estuda os conteúdos por conta própria em casa utilizando ferramentas digitais e depois realiza exercícios, debates e demais atividades em sala, compartilhando dúvidas e reflexões com os colegas, sob mediação do professor.

Além desta, também serão trabalhadas outras metodologias como Aprendizado por problemas, Personalização do Ensino, Pensamento Computacional, Educação Maker, Gamificação, Realidade Aumentada (RA) e Laboratório Virtual.

Os orientados de tecnologia participarão de oficinas todas as terças e quintas até o mês de julho. Na próxima semana, os professores começam as aulas práticas, trabalhando todas essas ferramentas e metodologias, para posteriormente aplicar o conhecimento no laboratório de informática das escolas.