Tecnologia garante aulas mais dinâmicas e facilita atuação de profissionais de educação em Minas

Minas Gerais

13.09.2023

Mais que ferramenta para o trabalho em sala de aula, os Chromebooks, - computadores intuitivos e de simples utilização, desenvolvidos pelo Google -, vêm sendo grandes aliados no desenvolvimento de atividades pedagógicas na rede pública estadual de ensino. Distribuídos pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), para professores e especialistas do ensino médio da rede estadual, os equipamentos já estão sendo usados para dinamizar a aplicação dos conteúdos e facilitar a atuação dos profissionais da educação. 

Os equipamentos começaram a ser enviados às escolas em julho e, devido ao grande quantitativo, as entregas estão ocorrendo de forma gradativa para toda a rede, até o mês de novembro. Do total de 65.485 Chromebooks, cerca de 80% já foram enviados às escolas e Superintendências Regionais de Ensino, e após a entrega, podem ser configurados e conectados pelos servidores. 

“Com a utilização dos Chromebooks, os profissionais terão acesso mais rápido e ágil aos aplicativos educacionais, bem como aos mais diversos aplicativos utilizados por eles em sala de aula. Isso facilita e enriquece muito o ensino, possibilitando que esses estudantes tenham acesso a uma educação inclusiva e digital", comenta o subsecretário de Administração, José Roberto Avelar.

Com investimento total de R$ 123 milhões, os Chromebooks foram adquiridos com recursos dos governos Federal e Estadual, por meio da SEE/MG. Os recursos federais foram viabilizados pela Lei da Conectividade, Lei nº 14.172/2021, que dispõe sobre a assistência da União para garantir acesso à internet, com fins educacionais. Os equipamentos são cedidos aos profissionais, mas pertencem ao Estado. 

“O Chromebook facilitou a ministração das aulas. Hoje em dia, o professor precisa de computador e de tecnologia para trabalhar, e com o Chromebook a gente tem o próprio computador com as ferramentas do Google disponíveis para preparar aulas mais dinâmicas e com mais facilidade. Além disso, ele é muito leve, o que ajuda muito porque não pesa, é fácil de carregar e transportar”, relata Carolina Costa, professora de língua portuguesa da Escola Estadual Professor Domingos Ornelas, em Santa Luzia, que já recebeu o equipamento e tem utilizado para ministrar as aulas.

Além dos professores e especialistas, estão sendo destinados um equipamento para cada Núcleo de Tecnologia Educacional (NTEs) das 47 regionais do estado, que têm acesso liberado e integrado aos serviços de todas as ferramentas do Google Workspace for Education e ferramentas da SEE/MG, como o Diário Escolar Digital (DED), sistema para preenchimento dos diários e notas de avaliações da rede estadual, dentre outras ferramentas pedagógicas. 

 

Simplificação das atividade em sala de aula

O uso dos aparelhos permite que os professores e especialistas desenvolvam estratégias de enriquecimento da didática aplicada nas aulas e de diversificação de abordagens pedagógicas, contribuindo para as ações de ensino aprendizagem e para a efetividade da aplicação dos conteúdos. Para a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Silva Senra, os Chromebooks são uma importante ferramenta para melhorar o processo pedagógico e de ensino-aprendizagem, além de equipar os professores para acessarem os materiais disponibilizados pela SEE/MG. 

"Democratizar a educação é muito importante e garantir o acesso dos nossos profissionais a essas ferramentas tecnológicas é, inicialmente, ajudar nessa democratização do acesso à informação", acrescenta. "Com os equipamentos, potencializamos o acesso dos professores às ferramentas educacionais que a Secretaria de Educação disponibiliza, tais como o caderno Mapa, o jornal Lupa, as aulas do Se Liga na Educação, e o próprio aplicativo Conexão Escola, por exemplo, que pode ser acessado pelo Chromebook", pontua. 

Com o uso dos Chromebooks, os educadores podem ministrar aulas interativas com vídeos e apresentação de slides, por exemplo. Antes de receber o Chromebook, Marcelo Simões, professor de história da Escola Estadual João de Mattos Almeida, em Belo Horizonte, conta que usava o próprio computador particular na sala de aula. Agora, com o equipamento, ele afirma que, mesmo que ainda esteja aprendendo a lidar com as funcionalidades, tem usado o aparelho para projetar esquemas de aula, reproduzir vídeos e fazer chamadas. 

"Eu uso o Chromebook em diversas atividades, como realizar a chamada, passar algum vídeo ou o plano de aula para os estudantes. É um aparelho leve, de fácil digitação, muito acessível, de fácil utilização e está atendendo a minha demanda”, conta Marcelo Simões. 

"Em determinadas aulas, a gente programa um pequeno slide ou trecho de um tema que pode nortear a nossa aula. Essa ferramenta ajuda bastante, já que temos dentro da sala de aula o recurso para fazer essa projeção. Conectando à internet, isso faz com que eu desenvolva a aula de maneira mais objetivada", completa o professor. 

 

Tecnologia a serviço da educação

Os Chromebooks são um novo tipo de computador que executam o ChromeOS, um sistema operacional que tem armazenamento em nuvem, com acesso às ferramentas do Google Workspace for Education, como o Docs, o Sheets e o Meet.

Os aparelhos são configurados com um sistema de acesso único a cada professor, por meio do seu e-mail corporativo, que são contas personalizadas em que cada professor terá o seu próprio ambiente no equipamento, inclusive com capacidade de acesso e utilização das plataformas educacionais. 

Os Chromebooks somam-se a outros investimentos do Governo de Minas para uma escola mais moderna, tecnológica e conectada, como o programa “Wi-fi nas Escolas", anunciado em agosto passado, que irá beneficiar cerca de 1,3 milhão de estudantes de mais de 2,1 mil escolas de todas as regiões do estado com a modernização da infraestrutura de rede sem fio. Além disso, de outros investimentos, como na aquisição de novos equipamentos e rede elétrica e lógica, por exemplo.


 

Fotos: Dirceu Aurélio / Imprensa MG