BNCC: Técnicos da Educação participam de curso sobre Documento Curricular de Roraima

Roraima

19.06.2019

Por: Mágida Azulay Khatab

Fotos: Ascom/Seed

Para conhecer a estrutura e organização do DCR (Documento Curricular de Roraima), técnicos pedagógicos da Seed (Secretaria de Estado da Educação e Desporto) participam na tarde desta quarta-feira (19) de um curso na Univirr (Universidade Virtual de Roraima) das 13h às 20h.

O curso será ministrado por profissionais do CEFORR (Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima). O objetivo central é promover a formação dos técnicos, apresentando a estrutura, os marcos legais e os princípios didáticos pedagógicos propostos no DCR.

Deve participar do encontro, o corpo pedagógico do DEB (Departamento de Educação Básica), DEPE (Departamento de Desenvolvimento de Políticas Educacionais), DGE (Departamento de Gestão Escolar) e ACRE (Auditoria do Controle da Rede de Ensino).

O DCR é documento construído de acordo com as diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) que irá nortear o currículo e os conteúdos a serem ministrados nas escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

O DCR foi elaborado por meio de uma parceria entre a Seed e a Undime (União Nacional dos Dirigentes municipais de Educação) com a efetiva participação dos redatores (professores que atuam nas redes de ensino). 

“O DCR traz uma proposta mais dinâmica e mais contextualizada do currículo, o que faz com que os professores tenham que adotar metodologias mais ativas com o foco na qualidade da aprendizagem do aluno”, destacou Stela Damas, diretora do CEFORR.

A Seed por meio do CEFORR está promovendo formações para os gestores escolares, orientadores educacionais, secretários de escolas, professores que atuam em salas de Correção de Fluxo e coordenadores pedagógicos.

Dentro das formações ocorrem as discussões sobre o DCR e nesta quarta-feira (19) será o momento para os técnicos da área pedagógica da Seed. A próxima etapa será a formação dos professores, que deverá ocorrer em regime de colaboração com os municípios.

“A idéia é alinharmos todo o referencial teórico do DCR com o corpo pedagógico da secretaria e com as equipes gestoras para depois chegarmos aos professores. O processo deve ocorrer de forma articulada com o objetivo de implementar de fato o DCR nas instituições de ensino”, explicou Stlela Damas.

Também já está em andamento no Estado de Roraima, a construção do DCR referente ao Ensino Médio. No momento, ocorre a fase de elaboração da proposta preliminar dentro do GT (Grupo de Trabalho).

ARTICULAÇÃO

Na noite de ontem (18),foi realizado um encontro de articulação com os representantes das instituições que trabalharão na formação dos professores para a implementação do DCR.

Participaram a secretária de Educação e Desporto Leila Perussolo, secretário adjunto da Educação e Reitor da Univrr, Semaias Alexandre, Raimundo Vilarins, presidente da Undime/RR além de técnicos do Departamento de Educação Básica, CEFORR, multiplicadores, articuladores e redatores da BNCC no Estado. 

"Estamos num momento importante de discussão do currículo do Estado e teremos várias ações locais intersetoriais dentro do regime de colaboração para que o currículo realmente se efetive e chegue ao chão da escola", destacou a secretária Leila Perussolo, enfatizando ainda que um dos desafios pela frente será inserir as Instituições de Ensino Superior nas discussões. 

O encontro foi uma oportunidade para alinhar as ações de cooperação entre Seed e Undime para a implementação da formação dos professores que atuarão com o DCR no Estado.

ASCOM/SEED

19/06/19