BNCC
05.04.2018Núbia
Daiana Mota/Governo do Tocantins
Ao longo de 2018, estudos e ações diversas estão sendo realizados em todo o país para a implementação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), nas escolas brasileiras. No Tocantins, o processo está sendo conduzido pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), com o apoio da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-TO). Nesta quinta-feira, 5, representantes das duas instituições reuniram-se para discutir a estrutura e a composição do currículo que passará a ser ofertado nas escolas tocantinenses.
Conforme a coordenadora do ensino fundamental e da educação infantil da BNCC no Tocantins, Maria Rita Labanca, o currículo que está sendo construído para a rede estadual será disponibilizado aos municípios. “A nossa proposta de restruturação curricular visa contemplar as especificidades da realidade tocantinense. Temos trabalhado nos sentidos de adequar o currículo das nossas escolas ao que foi proposto pela Base. Além de oferecer a estrutura curricular aos municípios que tenham interesse, a Seduc e a Undime prestarão também assessoria e orientação sobre a implementação da Base”, relatou.
A secretária de Estado da Educação Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, frisou a relevância do processo de reformulação dos currículos para a qualidade da educação básica. “Temos aqui profissionais comprometidos, com expertiseno que estão trabalhando. Essa discussão é de extrema relevância para a construção de um currículo que coopere para a formação dos nossos estudantes nas diversas competências exigidas pela BNCC. A intenção é que além dos conteúdos, os alunos adquiram a capacidade de análise crítica desde os anos iniciais do ensino fundamental”, ressaltou.
O processo de implementação da BNCC está sendo conduzido pelo Ministério da Educação, além de apoiar os estados e municípios na adequação dos materiais didáticos, da formação de professores, além do monitoramento e dasavaliações.
Base
A BNCC é um conjunto de orientações que deverá nortear os currículos das escolas públicas e privadas de ensino de todo o Brasil, trazendo os conhecimentos essenciais, as competências e as aprendizagens pretendidas para as crianças e jovens em cada etapa da educação básica. O objetivo é promover maior igualdade e qualidade do ensino no país, por meio de uma referência comum obrigatória.
O documento foi construído ao longo de mais de três anos, sob a coordenação do Ministério da Educação, com a colaboração de milhares de educadores, especialistas e acadêmicos de todas as regiões brasileiras. Os ajustes mais recentes feitos à Base trouxeram avanços expressivos em áreas como tecnologia e língua portuguesa.