Técnico do Taekwondo destaca aprendizado de atletas

Acre

08.11.2021

Em uma competição, se ganha ou se perde, mas para o técnico da equipe de taekwondo do Acre, professor Sancley Luz de Lima, o que vale mesmo é o aprendizado que os atletas acreanos estão obtendo a partir da experiência de participar dos Jogos Escolares, que acontece na cidade do Rio de Janeiro.

Os jogos escolares são organizados e realizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE). No Acre, as seletivas foram feitas pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (SEE), em parceria com a Federação Acreana de Desporto Escolar (Fade).

 

Atleta acreano perdeu a luta para o competidor do Estado de São Paulo. Foto: Stalin Melo

Na modalidade, a atleta Ana Paula disputou duas lutas. Ganhou a primeira e perdeu a segunda. Já o atleta Ryan Souza, da escola Antônia Fernandes, localizada no bairro Santa Inês, em Rio Branco, perdeu a luta o competidor do Estado de São Paulo. O lutador de judô, Cazé Santos, também perdeu a disputa para o atleta de Mato Grosso.

Apesar dos resultados que não foram favoráveis à equipe acreana, Sancley Luz de Lima destacou que apenas o fato deles estarem participando dos jogos escolares, uma competição de nível nacional, que envolve todos os Estados da federação, “já são mais do que vencedores”.

Técnico Sancley Luz de Lima destacou aprendizado dos atletas acreanos. Foto: Stalin Melo

Na sua avaliação, o Acre não tem tanta referência no esporte, mas os atletas acreanos foram “brilhantes”. “Se continuarem com essa dedicação, com esse treinamento que eles fazem, em futuras competições eles tem tudo para dar orgulho ao nosso Estado do Acre”, frisou.

O futuro, no caso, são as competições da própria CBDE da faixa etária dos 15 aos 17 anos, quando, nas próximas edições, estarão aptos para competir. “Mas só o fato de terem a convivência com outros Estados, a troca de experiência, eles já aprendem com os outros atletas. Então o legado que fica é o aprendizado”, fez questão de destacar.