TCF: estudantes de Carpina apresentam trabalhos de conclusão

Pernambuco

13.11.2019

Jogos digitais, segurança em redes sociais e depressão na adolescência foram alguns dos diversos temas abordados pelos 21 grupos de estudantes do nono ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Aluísio Germano, situada em Carpina. Eles apresentaram, na manhã desta quarta-feira (13), o resultado de pesquisas realizadas ao longo do último semestre no Trabalho de Conclusão do Fundamental (TCF).

Orgulhosa dos trabalhos realizados, Ana Flávia, gestora da unidade de ensino há 20 anos, parabenizou os estudantes pelo desenvolvimento das pesquisas científicas e assistiu às apresentações. “Cada ano a gente observa que os assuntos vão ficando mais enraizados e o nível de responsabilidade aumenta. Com a experiência do TCF, os adolescentes passam a ter contato com a pesquisa científica bem cedo e isso contribui para o aumento da curiosidade e incentivo da entrada de muitos deles na área de pesquisas e ciências”, comemorou Ana.

Rafael Macêdo, de 16 anos, estudou sobre o uso da gamificação na educação e criou um quiz sobre as três leis de Newton junto com os amigos. “Queríamos fazer um jogo que compartilhasse o conhecimento das Leis de Newton por meio da própria jogabilidade, mas no processo a gente viu que também é possível aprender enquanto se constrói um jogo. A diversão não está presente somente no resultado final”, brincou o estudante. 

Um dos grupos conversou sobre um tema bem preocupante: segurança nas redes sociais, especificamente no Facebook. Eulália Regina, de 14 anos, mostrou os riscos de ataques cibernéticos e comentou sobre o fácil acesso à informações pessoais disponíveis na rede. “Acreditamos que o importante seria mostrar uma forma de evitar ataques, e não somente apresentar o que pode acontecer. Então, além da pesquisa, a gente fez o vídeo instrutivo para mostrar como é possível minimizar a exposição desses dados”, contou.

Como boa parte dos temas abordados nas pesquisas estão relacionados com algo que eles tenham algum tipo de convívio, um outro grupo fez um estudo de caso na escola sobre depressão na adolescência. O trabalho promoveu encontro com uma psicóloga e revelou o que os estudantes pensavam sobre o que poderia causar a depressão, por exemplo. No grupo, formado por seis componentes, duas estrangeiras: Nixis Abigail e Alisson Maria, de 14 e 15 anos, respectivamente. As duas são irmãs e vieram da Venezuela. 

“No início o medo era muito grande, pois era um outro país com língua e cultura diferentes, mas esse sentimento deu lugar a felicidade quando chegamos aqui. Pensamos que fazer este trabalho iria mostrar aos outros que podemos nos ajudar e que a prevenção é sempre o melhor caminho. Se cuidar é importante”, explicou Alisson Maria. 

Da platéia, a família não conteve a emoção e deixou que as lágrimas escorressem pelo rosto. “Não é a primeira vez que assistimos a uma apresentação escolar das duas, mas aqui eles (a equipe) fazem um trabalho belíssimo. Percebemos o quanto elas são queridas, nós vemos o respeito de todos com nossa família e ver esse tratamento com seu filho não tem preço”, comentou César Nicola, pai das imrãs, após se emocionar com a apresentação.

TCF - O Trabalho de Conclusão do Fundamental foi implantado nas escolas da Rede Estadual de Educação em 2016. Todos os estudantes do 9º ano que estão avançando para o Ensino Médio terão que elaborar um trabalho com base em investigação científica e apresentá-lo para uma banca avaliadora, composta por professores ou convidados.