AJA
04.09.2019Campo Grande (MS) – Com enfoque na sustentabilidade e bioeconomia, estudantes do projeto Avanço do Jovem na Aprendizagem em Mato Grosso do Sul (AJA), da Escola Estadual Santos Dumont (Costa Rica), E.E Professora Cleuza Teodoro (Pedro Gomes) e estudantes do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Comandante Maurício Coutinho Dutra (Sonora), desenvolvem projeto, em conjunto, sobre Produção de Sabão.
De acordo com a coordenadora Regional de Educação (CRE-4) de Coxim, Maira de Quevedo, o projeto de produção de sabão no qual os estudantes são protagonistas é relevante, “pois, deixará um legado mais profundo do que a simples economia com produtos de limpeza, por meio de oficinas teórico-práticas e com base na problemática encontrada na comunidade, estão produzindo sabão artesanal a partir do óleo usado, sendo este item biodegradável e útil no dia a dia e levando a comunidade a refletir sobre a responsabilidade de cada um na preservação do meio em que vivemos, com ações simples e produtivas”, enfatiza Maira.
O subtema (Produção de Sabão) foi escolhido pelos próprios estudantes, envolvidos no Projeto “1ª Construção de Ideias Científicas e Tecnológicas CRE4: Bioeconomia Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”. As turmas estão buscando por soluções sustentáveis para resolver problemas ambientais e ainda praticam a bioeconomia, gerando um produto capaz de auxiliar no orçamento doméstico ou mesmo gerar renda para a comunidade.
Dessa forma, as ações estão impactando diversas esferas, promovendo benefícios ambientais, sociais, comportamentais e financeiros aos envolvidos, por meio da educação ambiental utilizada como ferramenta de transformação da sociedade e ensino de diversos conceitos aplicados aos componentes curriculares.
As turmas envolvidas estão finalizando as pesquisas e, após, apresentarão suas conclusões e experimentos durante as Feiras de Ciência e Tecnologia que ocorrerão nas Escolas Estaduais envolvidas no Projeto 1º Construção de Ideias.