Sustentabilidade, autocuidado e PAP foram temas na EE Professor João Magiano Pinto, em Três Lagoas

Mato Grosso do Sul

11.11.2024

A Escola Estadual Professor João Magiano Pinto, de Três Lagoas, realizou três ações pedagógicas inclusivas nas últimas semanas, tratam-se da visita técnica e de acompanhamento da equipe Unidade do Programa de Aprendizagem da Coordenadoria de Educação Profissional, plantio de Eucalipto e participação de estudantes no Outubro Rosa.

PAP

A unidade da REE é escola-piloto do PAP (Programa de Aprendizagem Profissional), a ação, realizada nos dias 23 a 25 de outubro, teve como objetivo proporcionar a estabelecer o diálogo com os estudantes, ouvindo-os sobre a experiência prática que vivenciam, e, também, ouvir as empresas parceiras, quanto ao desempenho dos aprendizes.

A agenda foi cuidadosamente planejada para oferecer aos estudantes e à equipe do PAP uma visão abrangente das rotinas de trabalho em diferentes áreas, além de estreitar a integração entre o ambiente escolar e o mundo profissional.

O principal objetivo foi proporcionar aos jovens múltiplas perspectivas de carreira e promover o aprendizado em setores específicos da qualificação profissional.

Durante a visita técnica, o psicólogo Geovani Vieira Gomes desempenhou um papel essencial ao conduzir dinâmicas participativas e reflexivas. Os jovens tiveram a oportunidade de refletir sobre suas escolhas profissionais, desafios pessoais e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

As atividades promovidas não apenas estimularam o desenvolvimento acadêmico, mas também fortaleceram a autoconfiança e o reconhecimento das habilidades dos alunos.

O suporte psicológico é uma peça-chave dentro do PAP, preparando os estudantes para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, incentivando a resiliência e a criação de estratégias para lidar com a pressão e as responsabilidades da vida profissional futura.

A equipe foi acompanhada  pela diretora  Lourdes Alves Neres de Souza e juntamente com a coordenadora do PAP, Adriana Percilia Leite Recalde Rubio, e a professora Márcia Jacometo, da equipe da SED (Secretaria de Estado de Educação), realizaram visitas a empresas e órgãos públicos que proporcionou uma visão ampla do funcionamento de diferentes setores, enriquecendo o conhecimento da equipe de gestores do programa sobre a rotina e o mercado de trabalho.

 

Durante as visitas, a advogada Márcia Jacometo contribuiu com orientações jurídicas, oferecendo uma perspectiva valiosa sobre os direitos e deveres no ambiente profissional, tanto para os estudantes quanto para as empresas parceiras e equipe do PAP local.

A diretora Lourdes Alves Neres destacou a importância dessa parceria entre a escola e as empresas, "a experiência prática oferece aos nossos alunos uma oportunidade única de vivenciar o cotidiano profissional, preparando-os melhor para os desafios que enfrentarão no futuro."  Adriana Recalde Rubio, coordenadora do PAP-SED, ressaltou o impacto transformador do programa na vida dos estudantes, "o Programa de Aprendizagem Profissional tem um papel fundamental na formação de cidadãos mais preparados para o mundo do trabalho e para a vida em sociedade".

Aproveitando a visita da equipe da SED, foi entregue certificado para os estudantes que concluíram o curso Formação para o Mundo do Trabalho em setembro último.  Quase 60 alunos estão, a partir desse curso, aptos para participarem de seleção pelas empresas contratantes. A coordenadora Adriana enfatizou a importância do PAP como meio de atender aos jovens que desejam iniciar no mercado de trabalho sem comprometer seu desenvolvimento nos estudos

A visita técnica foi um sucesso e integra uma série de ações distintas ao fortalecimento da formação de jovens aprendizes, preparando-os para uma inserção mais atualizada no ambiente de trabalho. A colaboração entre a Escola JOMAP, o PAP e as empresas envolvidas continuam a ser um exemplo de sucesso na criação de oportunidades de aprendizado significativas para os jovens de Mato Grosso do Sul.

A iniciativa reforça o compromisso da Secretaria de Educação (SED/MS), da instituição qualificadora e das parceiras em promover uma educação integral, que ultrapassa os limites da sala de aula e prepara os estudantes para os desafios e oportunidades do mundo profissional.

Outubro Rosa

As estudantes e jovens aprendizes, Ana Clara, Nicole e Lorrany da EE Professor João Magiano Pinto participaram do evento Outubro Rosa, promovido pela Otino - Empreendimentos, empresa onde são contratadas como aprendizes.

No evento, foram ministradas palestras sobre a importância do auto cuidado, como prática que pode salvar vidas. A empresa é uma das 14 empresas contratantes de Jovens Aprendizes pelo PAP em Três Lagoas e, como as demais, busca inserir os jovens em todas as atividades da empresa, acolhendo, informando e promovendo a interação entre todos.

Plantio

No dia 29 de outubro, os estudantes e jovens aprendizes da EE Prof João Magiano, Larissa, Michel, Bruno e Helloisa estiveram no campo para conhecer uma das áreas de plantio de eucalipto, atividade fim da empresa onde trabalham, Agroflorestal Parcetec,  uma das parceiras do Programa de Aprendizagem, 

 Na ocasião, os técnicos da empresa explicaram sobre as técnicas de plantio e crescimento da floresta, conhecimentos importantes para eles, pois trabalham com dados resultantes dessa atividade. Ao inserir os estudantes jovens aprendizes em seu contexto diário a proporciona mais uma experiência no mundo do trabalho”, finaliza diretora Lourdes Alves Neres de Souza

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar